ANTENA PARA INTERNET VIA RÁDIO

ANTENA PARA INTERNET VIA RÁDIO: DETALHES! Deixe um comentário

Se você viveu boa parte de sua vida em uma capital, a Internet via cabo ou fibra óptica provavelmente é sua realidade padrão. Mas, para quem vive em regiões isoladas, a situação mais comum é ter Internet via Rádio. A ANTENA PARA INTERNET VIA RÁDIO é uma tecnologia menos custosa que as opções tradicionais em grandes capitais, visto que a implementação das mesmas tecnologias de centros urbanos em áreas afastadas é inviável. Com isso, a Internet via Rádio é, muitas vezes, a única opção para acessar a rede em áreas rurais, por exemplo.

O que é Internet via Rádio?

A Internet via Rádio é exatamente o que o nome sugere. A conexão à rede funciona através de ondas de rádio transmitidas por um provedor. Essas ondas são transmitidas através de receptores até a casa ou empresa do cliente, superando vários obstáculos geográficos. Isso permite alcançar regiões que outrora seriam inacessíveis por conexões urbanas, como de fibra óptica, por exemplo.

As vantagens da Internet via Rádio

A tecnologia via rádio é uma solução atual e que passa por constantes desenvolvimentos. Isso permitiu que os equipamentos de transmissão via rádio se tornassem cada vez mais modernos, se mantendo úteis, especialmente para quem vive em regiões mais afastadas.

A internet via rádio é a solução ideal para quem precisa de internet de qualidade, mas não tem acesso a outras tecnologias presentes no ambiente urbano Veja algumas das vantagens da conexão via rádio!

Cobertura

A vantagem principal da conexão via rádio é a cobertura. Como a tecnologia funciona através de torres e antenas, a cobertura de sinal é bastante ampla, mesmo para locais afastados de centros urbanos, como zonas rurais. Inclusive, se engana quem pensa que a Internet via Rádio é voltada apenas a pessoas que moram ou trabalham em zonas afastadas. Mesmo bairros urbanos podem usufruir da tecnologia, já que a cobertura via cabos pode ficar sobrecarregada ou simplesmente não oferecer cobertura para certas áreas residenciais.

Independência

Um dos grandes trunfos da internet via rádio é que você não precisa se prender a planos com TV a cabo ou telefone para usufruir da conexão. É normal que os provedores criem combinações, os famosos combos, para justificar a adição dos serviços, o que normalmente encarece a compra individual da internet.

Com a rede via rádio, o cliente pode usar apenas a Internet a preços acessíveis, sem se prender a serviços que não precisa.

Manutenção reduzida

A manutenção reduzida também é um fator importante! Quem tem ou já teve conexão de internet via cabo ou fibra óptica sabe que os aparelhos costumam sofrer com problemas diversos, tanto na casa do próprio cliente quanto na estrutura oferecida pelo provedor. Com isso, a velocidade cai e, por vezes, a conexão é interrompida.

A internet via rádio não sofre com furtos de cabos ou problemas parecidos, já que a estrutura é extremamente confiável.

ANTENA PARA INTERNET VIA RÁDIO: Funciona para mim?

Sim, funciona para qualquer pessoa! Antigamente, a Internet via rádio apresentava uma conexão de alta latência, o que trazia certos problemas para quem jogava online ou dependia de um tempo de resposta rápido em serviços como streaming. Felizmente, hoje isso já não é mais um problema.

A tecnologia evoluiu muito e apresenta bons resultados, seja para quem deseja usar a internet para trabalhar, assistir, jogar ou navegar na web. Não há restrições quanto ao seu uso!

Como funciona o sistema de internet via rádio?

A Internet via Rádio depende de torres para funcionar. Essas torres, também conhecidas como POPs, são responsáveis por distribuir sinais emitidos por provedores. Para isso, elas precisam estar localizadas em regiões altas, como morros, colinas ou montanhas.

Em paralelo, o usuário final deve possuir uma antena em sua casa ou empresa, onde o sinal é captado para, depois, ser transformado em conexão efetiva. Da mesma forma que as torres, é preferível que a antena esteja localizada em um ponto alto, podendo ser um terraço, no telhado ou mesmo em uma parede mais alta.

Já a conversão fica por conta do modem, que assim como em qualquer residência urbana, recebe as informações e as converte na conexão que todos conhecemos, transmitindo esses dados para a placa de rede do computador (ou qualquer outro dispositivo).

Como captar o sinal da internet via rádio?

O provedor de Internet via Rádio irá providenciar todas as informações e equipamentos para que você possa receber o sinal sem problemas. É preciso ter um local relativamente alto para posicionar a antena. Assim, a comunicação funciona sem problemas.

Não é algo dispendioso para o usuário. Você apenas precisa se certificar de contratar um provedor homologado pela ANATEL. Isso garante sua segurança e mostra que a empresa possui estrutura suficiente para oferecer a Internet via Rádio sem desafios.

Sendo assim, é importante obter serviços de internet apenas através de empresas homologadas. Isso porque, quando você aceita entregar sua conexão às mãos de terceiros sem qualquer tipo de certificação, corre sérios riscos, tanto em termos de segurança quanto de estabilidade.

Qual o melhor tipo de antena para internet?

Assim, a melhor resposta para essa pergunta é: depende. O tipo de antena ideal varia de acordo com suas necessidades, a localização da sua casa ou estabelecimento, entre outros fatores. Vale destacar que a antena de internet via rádio é bem compacta, parecida com uma parabólica. Você não precisa realizar grandes mudanças na sua estrutura para a instalação. Na maioria dos casos, qualquer parede/telhado serve, desde que seja um local alto. Quanto mais alta a antena ficar, melhor será a captação do sinal transmitido pelas torres.

É necessário, porém, observar as limitações da sua região. Chuvas podem afetar o desempenho da conexão, podendo até interrompê-la. Mas, a qualidade dos equipamentos utilizados pelo provedor também se mostra um grande diferencial nessas situações. Com os avanços tecnológicos, as questões climáticas passam a ter cada vez menos interferência na qualidade da conexão.

Conheça as soluções wireless fabricadas pela Wi2be e aproveite o máximo que a Internet via Rádio tem a oferecer. Isso porque, fabricamos equipamentos com a mais alta tecnologia, buscando trazer alta performance para atender suas necessidades, sejam elas básicas ou avançadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.