antena-ponto-a-ponto

Antena ponto a ponto: o que é e qual a sua função? Deixe um comentário

Para que as conexões possam ser estabelecidas em longas distâncias é preciso que se crie uma ponte conectiva Wifi. Esta ponte criada será utilizada para conectar computadores em rede, além de servir para compartilhar dados de um roteador para outro que esteja localizado em um local mais distante.
Uma das formas de fazer com que essa conexão a distância aconteça é com a utilização de duas antenas ponto a ponto. Essas antenas Wifi posicionadas em pontos estratégicos irão estabelecer as conexões entre os dois locais.
Continue a leitura e entenda um pouco mais sobre o que é e quais as principais funções de uma antena ponto a ponto.

O que é uma antena ponto a ponto?

A antena ponto a ponto trabalha como receptora e transmissora de sinais que farão a conexão entre duas localidades. Ela realiza a captação dos sinais, propagando-os no ar e fazendo a amplificação das ondas do terminal de saída até o de chegada.
Dessa forma, pode-se dizer que as antenas ponto a ponto formam sistemas irradiantes com o objetivo de receber os sinais eletromagnéticos gerados pelos equipamentos de comunicação.
Existem muitos modelos disponíveis, onde cada um é voltado para uma determinada faixa de frequência. Por isso, é importante conhecer alguns parâmetros antes de escolher a antena ponto a ponto ideal, sendo três deles:
Diretividade: é a capacidade de concentração da energia em uma determinada direção;
Polarização: a definição é feita em função da direção do campo magnético;
Ganho: ele está ligado ao diâmetro da antena, então quando maior ele for, maior será o ganho. As medidas de 0,30m a 2,40m são as que são mais utilizadas nos edifícios do país.
Vale lembrar que quando a escolha é feita em discordância com as características do local em que ela será utilizada, é provável que a antena rejeite o sinal.

Por que utilizar?

Uma das principais indicações de uso de antenas ponto a ponto é o fato delas formarem sistemas de transmissão que são interligados por apenas dois pontos, sem a necessidade de intermediários.
Além disso, o sistema irradiante formado pela antena também permite o compartilhamento de dados e recursos, tendo um grande desempenho. Essas características também fazem com que não seja necessário a utilização de servidores que são gerenciados de forma separada.
As antenas ponto a ponto formam redes ideais para suportar as demandas da atualidade quando se fala em largura de banda, ainda dando a possibilidade de serem soluções de alta velocidade no uso de serviços de streaming de vídeo e também de VoIP.
Elas também fazem o compartilhamento seguro de informações e arquivos entre os computadores que estão conectados ao sistema.

Quais as vantagens de uma antena ponto a ponto?

As antenas ponto a ponto apresentam inúmeras vantagens para os usuários, sendo a segurança dos dados compartilhados umas das principais, como falado anteriormente.
Grandes empresas e corporações fazem o uso deste tipo de sistema por apresentarem um baixo custo. A sua infraestrutura para a transmissão dos dados não utiliza cabos, diminuindo os custos de instalação e também de manutenção.
Por ter um campo de alcance maior de transmissão, os usuários terão uma economia maior, pois não será preciso criar um sistema com várias antenas para atender toda a área de cobertura.
Além do baixo investimento para a instalação, a antena ponto a ponto também proporciona uma facilidade no gerenciamento do sistema, onde os usuários poderão ter acesso aos parâmetros operacionais dos equipamentos de forma remota.
Uma outra vantagem é a determinação da posição geográfica. Ela trabalha com sinais direcionados a alvos bem definidos e determinados antes da instalação. Esse direcionamento exato faz com que as interferências sejam pequenas ou inexistentes.
Por fim, a maior largura de banda ocasionada pela reutilização de faixas de frequência pelos usuários.

Como instalar uma antena ponto a ponto?

Para instalar uma antena ponto a ponto é preciso definir alguns pontos. Eles serão fundamentais para configurar o sistema receptor e transmissor. Veja abaixo os principais pontos a serem considerados:
Definir a distância entre uma antena e outra;
Estipular qual será a altura dos dispositivos Ethernet;
Verificar a localização da antena receptora e transmissora, definindo também quais serão os ângulos de elevação e se eles estão dentro da área de cobertura;
Calcular o nível de sinal para ver se ele atende a distância estipulada.
Tendo essas informações, agora basta iniciar a instalação. Deve-se então seguir todo o estudo feito, alocando as antenas nos pontos definidos e então fazer as configurações internas para que a conexão aconteça.
Lembrando que após o posicionamento da antena e a ligação dos cabos internos, ainda é preciso realizar a configuração na central de rede de compartilhamento do computador.
O ideal é que todos esses passos sejam feitos por uma empresa especializada. Além disso, também é indicado que a compra da antena ponto a ponto seja feita em lojas que apresentem um bom histórico de entrega de equipamentos de qualidade.

Saiba mais sobre a Wi2be

A Wi2be é uma empresa brasileira que já trabalha há mais de dez anos na comercialização e fabricação de produtos e soluções em comunicação wireless. Ela apresenta uma equipe técnica completa e especializada para proporcionar aos clientes a segurança durante a instalação e também na entrega dos aparelhos.
Todos os equipamentos são fabricados seguindo altos padrões de qualidade, sendo feitos a partir das melhores peças do mercado. A Wi2be trabalha com duas linhas de rádio enlace ponto a ponto, sendo eles:
Rádio PTP Dumont: rádio enlace digital ponto a ponto full outdoor com entrega de até 2,8Gbps em distâncias de até 100km. Ou seja, único rádio sem adição de cabos e com a utilização de apenas uma antena. Além disso, trabalha com frequências de operação de 6,5GHZ a 8,0GHZ. É equipado com Circuitos Integrados da Maxlinear, OMT integrada e switch incorporado. Transmite capacidade similar a 4 rádios 1+0 utilizando apenas 2 canais de RF com a operação co-canal com correção XPIC. Saiba mais!

Rádio PTP Smart HP Turbo: Ideal para transporte e redundância intramunicipal, com três níveis de proteção contra surto, solução de carrier class, baixo custo de operação, maior cobertura de frequência e distância. Além disso, capacidade de até 477Mbps Full-duplex com HAACM e modulações de QPSK a 1024QAM. E por fim, sincronismo de rede com SyncE e prioridade de tráfego por QoS (Quality of Service) e VLAN. Saiba mais!
Conte com a Wi2be para garantir o alto desempenho e a potência do seu sistema wireless de transmissão de dados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.