como montar um provedor de internet

Como montar um provedor de internet via rádio:10 passos Deixe um comentário

Você Sabe como montar um provedor de internet via rádio?

Esta página é dedicada a ajudar você a começar o seu próprio provedor de serviços de Internet. Especificamente, este guia trata da construção de um provedor de serviços sem fio (WISP).

Este guia está focado nos primeiros estágios de iniciar um WISP – determinando a viabilidade ao conectar os primeiros clientes. Isso porque, há muitos desafios que surgirão em 100, 1.000 ou 10.000 clientes que não são (ainda) abordados neste guia.

  • 1° -avaliar uma área: verifique se sua área é uma boa candidata para uma rede sem fio da Internet.
  • 2°- Encontre um provedor de fibra: encontre um prédio onde você possa comprar uma conexão de fibra e usar o telhado para iniciar sua rede sem fio.
  • 3°- Encontrar sites de retransmissão: estenda sua rede sem fio para seus clientes.
  • 4°- Escolher uma plataforma de hardware: avalie as opções disponíveis para hardware sem fio.
  • 5°- Faturamento e gerenciamento do cliente: verifique se você é capaz de receber pagamentos e oferecer suporte aos seus clientes.
  • 6°- Topologia de rede: projete sua topologia de rede para tornar sua rede confiável e escalonável. Roteadores, switches, endereços IP, VLANs, etc.
  • 7° -Construa sua infra-estrutura: Instale o hardware para sua conexão de fibra e seus sites de retransmissão.
  • 8°- Encontrar um cliente: tenha seu primeiro cliente online!
  • 9° –Marketing: Informe as pessoas sobre seu serviço para que elas possam ter uma conexão melhor com a Internet!
  • 10°- Manutenção: mantenha a rede funcionando sem problemas, mesmo com mau tempo.

Avalie uma área

Antes de começar a construir qualquer coisa ou gastar algum dinheiro, em primeiro lugar, certifique-se de ter escolhido uma área geográfica com as características certas para permitir que você atinja suas metas.

Use sites de retransmissão úteis

Sua rede sem fio consistirá de sites de retransmissão nos quais você instalará pontos de acesso sem fio, ou seja, aos quais seus clientes se conectarão. Estes podem ser em edifícios, torres de rádio, tanques de água ou até mesmo casas. Para fornecer um serviço confiável e rápido, cada um de seus clientes precisará da linha de visão de seu telhado para um de seus sites de retransmissão. Em outras palavras, se você estiver no seu site de retransmissão, poderá ver o telhado do cliente e vice-versa. Em áreas com muitas árvores, colinas ou edifícios, isso pode ser muito difícil, até mesmo impossível.

Certifique-se de que você tem muitas opções para sites de retransmissão nas áreas que você deseja cobrir. Para dicas sobre como encontrar e qualificar relés específicos, confira a passo 3: Encontrar sites de retransmissão.

Como montar um provedor de internet via rádio: Domésticos de Densidade

Subúrbios tendem a ser ótimos lugares para WISPs. Se a área é muito rural, você não será capaz de encher suas torres o suficiente para ser rentável. Nas cidades, os grandes edifícios causam problemas de visão e muitas pessoas moram em prédios de apartamentos.

Idealmente, você poderá adicionar pelo menos 50 clientes a cada torre. Com uma taxa de 10% (o que é muito bom, mas não razoável), significa que você precisa ser capaz de ver pelo menos 500 telhados dentro de cerca de 3-5 quilômetros de sua torre.

Como montar um provedor de internet via rádio: Tipos de casas / telhados

Alguns tipos de telhado são mais fáceis de instalar do que outros.

Telhados de telha são muito mais fáceis de instalar do que telhados. Sendo assim, se a maior parte dos telhados da sua área for de madeira, você deverá planejar cuidadosamente como será capaz de fazer as instalações do cliente.

Em geral, dê uma olhada nos estilos domésticos em sua área e certifique-se de que estaria confortável trabalhando nos telhados (ou contratando um técnico e pedindo-lhes para trabalhar no telhado)

MDUs (Múltiplas Unidades Residenciais – prédios de apartamentos, moradias, condomínios anexados, etc) trazer alguns desafios únicos, mas também pode ser muito rentável.

Como montar um provedor de internet via rádio:Topografia

Lembre-se de que você precisará da linha de visão de seus sites de retransmissão para cada um de seus clientes. Hills pode ajudar com isso – se você pode instalar seu site de retransmissão em uma estrutura no alto de uma colina, você pode ser capaz de servir muitas casas.

Hills também pode ser um problema, é claro – muitos deles e você não será capaz de encontrar um site de retransmissão que tenha linha de visão ao redor das colinas para casas suficientes.

Uma situação ideal é um vale cercado por montanhas com colinas – encontre lugares no sopé para instalar seus locais de revezamento assim, você será capaz de ver todas as casas no vale.

Como montar um provedor de internet via rádio: Encontre um provedor

Para iniciar um provedor, você precisará de uma conexão com a Internet pública. Na maioria dos casos, a melhor maneira de fazer isso é comprar uma conexão de um provedor existente. A fibra está disponível em locais inesperados, às vezes – a fibra é comumente instalada usando o dinheiro do subsídio e às vezes não é usada devido à despesa da instalação da última milha (recebendo a fibra de onde está na rua na casa do cliente) e devido a restrições o dinheiro da concessão.

Às vezes, você compra fibra da mesma entidade com a qual está concorrendo para clientes residenciais – Comcast, AT&T ou CenturyLink, por exemplo. Isso pode parecer estranho no começo, mas, na prática, não é um problema – as unidades de negócios que vendem fibra para empresas e vendem Internet para residências são muito separadas e felizes por receber seu dinheiro.

Como montar um provedor de internet via rádio:Encontre locais de retransmissão

Para esta etapa, você fará uma lista de potenciais sites de retransmissão na sua área. Em seguida, depois de ter a lista, você pode começar a tentar entrar em contato com os proprietários dos sites de retransmissão para negociar um contrato de arrendamento.

O que faz um bom local de transmissão?

Linha de visão de volta para sua fibra – Você provavelmente alimentará o site de transmissão com um backhaul sem fio, então você precisará de uma linha de visão para algo.

Linha de visão para seus clientes Isso porque, na maioria dos casos, você poderá ver centenas de telhados de um revezamento para se certificar de que será rentável.

Fácil acesso a 115V AC Power – Isso é fácil de ignorar quando você está começando. Por isso, verifique se você tem um lugar para conectar seu equipamento! Os telhados geralmente não possuem tomadas AC. Também estruturas como postes telefônicos e tanques de água geralmente não têm acesso fácil à energia CA.

Um lugar para montar o seu equipamento – Acima de tudo, certifique-se de que você pode anexar seu equipamento à estrutura de alguma forma.

Acesso 24 horas por dia, 7 dias por semana para manutenção – Isso porque, se um dispositivo no site falhar, você precisará chegar com pressa para substituí-lo ou correr o risco de perder clientes. Sendo assim, se possível, pressione para ter sua própria cópia de todas as chaves e códigos-chave necessários para acessar seu equipamento rapidamente a qualquer momento. 

Dica: coloque as chaves em uma caixa de bloqueio no local. Isso porque, assim você não terá que fazer malabarismos com chaveiros enormes e lidar com cópias quando começar a contratar técnicos.)

Veja Também:

Hotspot wi-fi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *