rádio enlace

Rádio Enlace: 5 Dicas para ter o melhor desempenho Deixe um comentário

Em tempos de aumento da demanda por internet, obter o melhor desempenho possível de seu rádio enlace é essencial.
Sendo assim, o throughput que seu enlace será capaz de performar dependerá do nível de recepção de sinal e da qualidade deste. A fabricação de equipamentos de rádio enlace utiliza ferramentas de precisão, além disso, sua testagem ocorre em câmaras de teste que simulam o stress que o rádio poderá encontrar quando estiver em produção. Mas ainda assim, ao chegar em seu ambiente de instalação, várias características locais podem alterar a capacidade de performar do equipamento.

Confira aqui 5 dicas para garantir o melhor desempenho de seu enlace:

1- Projeto

Na compra seu equipamento, um estudo de viabilidade aponta as condições que teoricamente pode-se obter com os equipamentos, considerando as informações fornecidas, como a localização e a altura das torres, e recomenda, para essas condições, altura e diâmetro da antena a ser utilizada, demonstrando a performance ótima do enlace naquelas condições. Por isso, confira se sua instalação está operando nas condições ideais do estudo.

2- Alinhamento da antena

Considerando que o tamanho e a altura de sua antena estão nas condições ideais, o alinhamento da antena é o ponto essencial para garantir o melhor nível de recepção de sinal. Verifique no software de seu equipamento o SNR, que deverá ser igual ou maior que 37. Para garantir o alinhamento da antena, mesmo que você tenha muita experiência no assunto, não abra mão do uso de multímetro para garantir o melhor alinhamento. Lembre que estamos falando em otimizar capacidade, então, cada centímetro conta!

3- Interferência

A interferência é uma das mais comuns condições ambientais que não se consegue prever em laboratório ou em estudos de viabilidade. Isso porque, normalmente ocorre pelo congestionamento do espectro com rádios operando na mesma frequência, em sua maioria não homologados. Para identificar melhor a interferência no seu enlace, solicite ajuda ao suporte técnico de seu equipamento.

4-Latência

Faça um teste rápido em seu equipamento através do comando PING e verifique se ele apresenta problemas de latência. Se sim, busque eliminar as principais causas:

  • licenças de uso –  verifique se as licenças estão em dia, e entre em contato com o fabricante para regularizá-las. Licenças vencidas provocam grande latência no enlace.
  • Instalação de assessórios – verifique a instalação do GBIc, é uma causa comum de latência.
  • Configurações – verifique as configurações de rede utilizadas para seu enlace, e as configurações de seus equipamentos. Muitas vezes, a configuração individual do equipamento conflita com a configuração de rede, e a própria rede pode estar configurada de forma a perder parte da capacidade de produção do enlace.

5- Condições das antenas

Áreas de maior umidade ou períodos de chuva costumam agravar o estado das antenas, ou seja, afetando seu desempenho. Em seguida, confira como estão as as conexões das antenas, e verifique se não há infiltração de umidade nos mesmos ou acúmulo de água nos radomes das antenas.

E lembre: condições ambientais nunca serão fiéis às simuladas em laboratório, por isso, utilize os equipamentos de medição que tiver disponíveis e consulte o serviço de suporte do fabricante, que poderá auxiliar na otimização da capacidade máxima do enlace para aquele ambiente de instalação.

Veja também:

equipamento para internet via radio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *