Aumenta a Demanda por Internet

Aumenta a Demanda por Internet durante a Pandemia Deixe um comentário

Aumenta a Demanda por Internet : Entenda porque em tempos de COVID-19, as adaptações necessárias resultaram no aumento da demanda.

Em tempos de COVID-19, as adaptações necessárias ao isolamento e ao distanciamento social provocam mudanças nos hábitos de empresas, famílias, comércio. Inevitavelmente, o recolhimento de toda a família em casa tem apresentado impacto direto no setor de telecomunicações e internet.

No trabalho, a jornada presencial é substituída pelo home office, e as reuniões por conferences virtuais. O acesso ao servidor de informações deixa de ser feito pela rede local da empresa, e passa pela empresa, o data center e a rede para a casa..

As salas das escolas cedem lugar a casas cheias e conectadas. Plataformas de streaming, computadores com acesso a jogos e sites de entretenimento e videogames jogando em rede engrossam a lista de hábitos que demandam mais banda de internet nas residências.

Aumenta a Demanda por Internet: mudanças de hábitos

O abastecimento das famílias confinadas também exige uma alteração na operação do comércio. Lojas fechadas ou com menor fluxo passam a trabalhar exclusivamente com vendas online e entrega em domicílio.

Some a todo esse cenário, os smartphones, que na ausência do contato pessoal, passam a ter seu papel super ampliado e sua conexão de dados acaba sendo utilizada também via Wi-Fi.

Tamanha demanda por conexão deixa de ser distribuída em diferentes pontos de acesso e passa a se concentrar nas residências. Na Itália, o tráfego aumentou 70% na rede fixa após o fechamento de escolas, de acordo com diretor geral da Telecom Italia, Luigi Gubitosi. No geral, a rede de transmissão global Akamai registra um aumento de 29% no tráfego global nos últimos dois meses. Além disso, a DE-CIX (German Commercial Internet Exchange), maior ponto de troca de tráfego (PTT) do mundo, localizado em Frankfurt, registrou um novo recorde em relação ao consumo de banda: 9,1 terabits por segundo, superando em 12% o pico anterior, registrado em dezembro.

No Brasil, esse acréscimo de demanda aponta uma oportunidade de crescimento para os provedores. Isso porque, famílias que antes consumiam exclusivamente pacotes de dados móveis passam a necessitar de links residenciais para suas conexões nos próximos meses.

Rentabilidade dos Provedores.

Num cenário em que sabemos o momento de início da nova demanda mas desconhecemos o tempo que irá durar, o prazo de implantação do transporte adicional é o grande ponto da virada para a rentabilidade dos provedores.

A instalação de fibra requer projeto e obra civil, além das licenças de órgãos competentes, que também estão com atendimento reduzido durante o isolamento. A tecnologia de rádios digitais se mostra então como uma solução segura e rápida para essa ampliação de transporte.

Para os provedores que já possuem redes de rádio enlaces instaladas, é possível dobrar a capacidade com a compra de novos rádios. Isto é,sem necessidade de investir em novas antenas ou torres.

Portanto, a escolha de fornecedores que possam fazer os estudos de viabilidade e a recomendação técnica além de entregar os equipamentos, reduz custos com consultoria e prazos de planejamento.

A Wi2be, há 10 anos fabricando e distribuindo rádios digitais no mercado brasileiro. Sendo assim, está à disposição de provedores de todo o país para apoiá-los na ampliação de suas capacidades e no crescimento de suas receitas.

Fale com um de nossos consultores e saiba como ampliar a capacidade de sua rede.

Veja Também:

enlace internet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *