O QUE É O RADIO ENLACE DIGITAL?

O QUE É O RADIO ENLACE DIGITAL? COMO INSTALAR? Deixe um comentário

O QUE É O RADIO ENLACE DIGITAL? Entendendo o que é, como instalar e as vantagens do rádio

O QUE É O RADIO ENLACE DIGITAL?

Se você está em busca de uma solução que entregue alcance para transmissão de dados ao mesmo tempo que tenha custo benefício interessante, o rádio enlace digital precisa ser levado em conta, já que se trata de um recurso relevante tanto para controle operacional quanto para automação industrial.

            Abaixo, nós vamos te explicar melhor o que é rádio enlace digital, como é feita a instalação, as vantagens de se trabalhar com essa solução e também quais empresas já trabalham com o rádio enlace digital.  Continue a leitura e se informe melhor sobre esse equipamento que pode realmente fazer diferença!

O que é o rádio enlace digital?

            Antes de qualquer outra informação a respeito das vantagens ou instalação, é necessário compreender o que de fato é o rádio enlace digital. Quando falamos em rádio enlace digital estamos nos referindo a um equipamento responsável pelo transporte de informação entre dois pontos fixos por meio de transmissão via wireless, sendo que tal informação (que pode ser em voz, dados ou imagem) tem formato digital e o seu transporte é realizado através de canais padronizados, como PDH e SDH.

            É importante destacar que o sinal no rádio enlace digital é transmitido por meio da antena transmissora e a sua propagação, portanto, se dá por ondas magnéticas até a antena receptor.  O que acontece, então, é que o sinal digital consegue transportar a informação a ser recebida com uma taxa aceitável. Vale dizer, ainda, que as ondas de frequência podem ser classificadas como baixas ou altas: as menores alcançam longas distâncias para comunicações militares e transmissão de rádio AM e FM, e as altas são mais usadas em telecomunicações visando a transmissão de dados e voz.

O QUE É O RADIO ENLACE DIGITAL? Como instalar o rádio enlace digital?

         É comum que surjam dúvidas em relação a instalação do rádio enlace digital e, por isso, vamos explicar a seguir melhor sobre o assunto.

            Para a instalação do rádio enlace digital, três equipamentos são fundamentais: o equipamento de rádio, as antenas e as estações repetidoras.

Equipamento de rádio: É o responsável pelo tratamento do sinal e também pelas funções de processamento, modulação e multiplexação. Para que se entenda melhor, o equipamento de rádio pode ser rádio enlace digital e rádio spread spectrum. O primeiro conta com taxas de 2 mbit/s a 400 mbit/s, são recomendados para configurações ponto a ponto e em faixas de frequências com licença para uso, já que alcançam amplas distâncias e não sofrem com interferências.Já o rádio spread spectrum consegue usar de forma mais significativa o espectro de frequências em faixas e não há necessidade de licença para ser utilizada. Para completar, opera em configurações ponto a ponto ou ponto múltiplo, conta com taxas que variam entre 64 kbit/s a 150 kbit/s, alcança distâncias consideradas médias e possui preço acessível. Como uma desvantagem, destaca-se a suscetibilidade a interferências.

O QUE É O RADIO ENLACE DIGITAL? ANTENAS

Antenas: É através das antenas que os sinais eletromagnéticos gerados pelos equipamentos de rádio digital enlace são transmitidos e recebidos.

Estações repetidoras: O terceiro componente são as estações repetidoras, que atuam entre os equipamentos de rádio e as antenas, tendo como responsabilidade a regeneração do sinal obstruído. As estações repetidoras são classificadas como ativas ou passivas.

            Agora vamos falar da instalação propriamente dita de uma estação de rádio, que pode acontecer de três maneiras distintas. A interna (chamada também de indoor) se refere a instalação em que os equipamentos de rádio ficam localizados no interior do ambiente e a antena no lado externo. Já na externa (chamada também de outdoor), os equipamentos ficam em um gabinete externos e ligados aos equipamentos por meio de cabos de banda base. Finalmente temos a instalação mista (também chamada de split), em que os equipamentos de rádio são divididos em unidades externas e unidades internas, sendo que a ligação é via multicabo e a operação em frequência intermediária (FI).

INSTALAÇÃO DO ENLACE DIGITAL

            Sempre que vamos instalar qualquer que seja o equipamento, é importante levar em conta as questões especificas da implementação, para que tudo seja feito de maneira segura e também para que os equipamentos consigam oferecer o resultado desejado. Em se tratando do rádio enlace digital não é diferente e, por isso, algumas características precisam ser consideradas antes da implementação. São elas: 

– É extremamente relevante saber que em determinados casos e para faixas de frequências licenciadas, a autorização da Anatel se faz necessária;

– É importante que se tenha a infraestrutura mínima necessária para que a instalação dos equipamentos possam ser feitas de maneira seguro e eficiente.

IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE DA FINALIDADE DA INSTALAÇÃO

 – É sempre indicado que se faça uma análise da finalidade da instalação, da localização, da distância, das frequências, etc. Ninguém quer gastar recursos com a instalação de um equipamento que não consiga entregar o resultado que se espera, não é mesmo?

– É necessário que se defina a quantidade de rádios base e também de repetidores;

– Se faz necessário, também, a especificação dos equipamentos, que devem estar de acordo com a frequências e a taxa de transferência;

– O entendimento da capacidade de distância do link através da frequência e quantidade de dados também é de extrema importância;

– A definição de viabilidade básica. Nesse sentido se analisa, principalmente, se a instalação do equipamento vai conseguir entregar os resultados esperados, ou seja, se é viável de acordo com as condições que se tem, como localização e altura das torres. Nessa análise também é recomendado, de acordo com as condições que se tem, a altura e o diâmetro da antena que deve ser utilizada para que se obtenha a melhor performance possível de acordo com tais condições.

ALINHAMENTO DA ANTENA

– O alinhamento da antena é um ponto que precisa ser levado em conta para garantir o melhor nível de recepção de sinal. Por isso, durante a instalação, é necessário verificar o SNR no software do equipamento, que deve ser igual ou superior a 37. Para o alinhamento da antena, o indicado é o uso do multímetro;

– Realização de testes e a validação do enlace de dados;

– A implementação de equipamentos redundantes e monitorados por sistemas de gerência.

O QUE É O RADIO ENLACE DIGITAL? Por que trabalhar com o rádio enlace digital?

            O rádio enlace digital conta com algumas vantagens que são bastante interessantes e que representam o diferencial para que o equipamento seja obtido, como, por exemplo, as operações em elevadas distâncias e os canais com alto número de interfaces de dados para usuários e redes de pacotes ou interfaces LAN. Abaixo, confira quais vantagens são essas e se a solução realmente não se encaixa com as suas necessidades!

Facilidade e baixo custo de implementação

            O rádio enlace digital conta com baixo custo de implementação, o que pode ser visto como uma excelente vantagem para se obter a solução.

Facilidade e baixo custo de manutenção

            Ninguém quer obter um equipamento que a manutenção seja cara e complicada, não é mesmo? Com o rádio enlace digital não acontece esse problema, já que a manutenção possui baixo custo e é simples e fácil de ser realizada.

Custo-benefício

            Sempre que se analisa a compra de um equipamento ou solução é realmente relevante que se preste atenção nos custos e se eles estão em sintonia com os benefícios oferecidos. Sendo assim, uma das vantagens mais significativas do rádio enlace digital é o seu custo-benefício, com destaque para o baixo custo de manutenção e de implementação. 

É uma solução muito relevante para automação industrial

            O rádio enlace digital é uma solução que deve ser considerada na automação industrial, devido a mobilidade, alcance, flexibilidade, viabilidade, segurança, rápida instalação, excelente custo-benefício de manutenção, entre outros.

Entrega confiável

            Uma das grandes vantagens do rádio enlace digital é a entrega dos quadros de forma eficiente, já que exige uma confirmação de recebimento de cada um dos pacotes transmitidos. Além disso, também vale citar que detecta quadros fora de sequência, já que os mesmos são numerados.

Controle de fluxo

            Outra vantagem que se destaca no rádio enlace digital é o controle do fluxo, já que é garantido que um nó transmissor não vai sobrecarregar um nó receptor, o que só ajuda na regulagem do fluxo de dados entre receptores e transmissores e evita interferências. Vale destacar, ainda, que isso evita a colisão de quadros em redes com múltiplo acesso ao meio.

Detecção e correção de erros de transmissão

A camada de enlace verifica o conteúdo por meio do campo FCS (Frame Check Sequence) e consegue, desta forma, detectar erros de forma rápida e precisa.

Eficiência e segurança

A interface de serviço é bem definida, permite o controle de acesso ou meio e garante assim que a privacidade dos usuários seja preservada.

Interconexão de dispositivos

É permitida a transmissão de dados entre diferentes equipamentos da rede, como ponto a ponto (conexão de dois pontos diretamente) ou multiacesso (vários pontos que são conectados usando um mesmo meio).

Quais empresas trabalham com o rádio enlace digital?

            Entre os principais exemplos onde se aplicam o rádio enlace digital podemos citar:

– Em primeiro lugar, Rede de transportes de operadoras de telefonia fixa e móvel;

– Posteriormente, Rede de dados e implantação de acesso;

– Em seguida, Rede de distribuição de sinal de TV;

– E por fim, Provedores de internet.

O QUE É O RADIO ENLACE DIGITAL? CONECTA AMAZÔNIA

            Como exemplo de empresa que utiliza o rádio enlace digital podemos citar a Conecta Amazônia. Com 16 anos de experiência, atende 11 cidades e 4 comunidades e que hoje recebe link de 25Gbps, nas cidades de Santarém e Terra Santa, e transporta 100% através de rádios licenciados em backbone e backhaul próprios.

            Como mais um exemplo de empresas que usam o rádio enlace digital destaca-se a DW Telecom, que está presente em 7 cidades, atende 6 mil clientes e a rede de transportes está 100% estruturada em enlaces de rádio. 

Saiba mais sobre a Wi2be

         A Wi2tobe é uma empresa brasileira, com mais de 10 anos de expertise no mercado e que desenvolve, fabrica e comercializa soluções completas. São comercializados portanto, seja por venda ou aluguel, soluções completas em comunicação wireless. Como por exemplo: rádio ponto a ponto para transporte de banda larga sem fio de alta capacidade (como rádios microondas de frequências licenciadas com toda a linha de acessórios). Wi-fi de alto desempenho, com gerenciamento inteligente dos dispositivos em nuvem, e soluções completas de LTE  para redes privadas ou áreas licenciadas. Ou seja, em que é acompanhado todo o planejamento, orçamentação, gestão da execução e configurações finais de uso.

            A visão da Wi2be é ajudar a construir redes digitais avançadas, tornando assim o Brasil um país cada vez mais conectado e acessível. Toda as etapas desde a fabricação até a pós venda das soluções. É realizado pautado em valores como inovação, liderança, responsabilidade, integridade, paixão, coloração, diversidade e qualidade. 

Assim, para se ter uma ideia melhor, a Wi2be já atendeu mais de 2.000 clientes. Além disso, investiu mais de 5 milhões em infovias, conta com mais de 10.000 unidades instaladas e mais de 100 milhões de financiamentos realizados.  Por isso, se você está em busca de uma empresa que ofereça soluções completas com a cobertura mais abrangente do país, excelente suporte, pré e pós venda, a sua melhor escolha é a Wi2be.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *