Conecta Amazônia dá guinada na capacidade da rede com Dumont 4+0 Deixe um comentário

A Conecta Amazônia, com 16 anos de experiência e sede em Juruti – PA, atende a 11 cidades e 4 comunidades com uma rede de backbone e backhaul estruturada em rádio enlaces licenciados. 

Em 2020, o aumento de demanda levou sua operação ao limite. A chegada de Dumont 4+0 foi o ponto da virada para aumentar a capacidade de transporte e crescer muito rápido com novos clientes. Dumont virou peça importante na distribuição dos 25Gbps transportados em seu backbone.

A rede que conecta a Amazônia a partir do Pará

A Conecta Amazônia iniciou as atividades utilizando o que havia de disponível no momento: sinal via satélite e distribuição via rádios não licenciados.
A consolidação do negócio e a chegada de link de fibra na região impulsionou o upgrade na tecnologia e a implantação da rede de rádios licenciados que acompanha o crescimento da empresa até hoje.

Hoje, a empresa recebe link de 25Gbps, nas cidades de Santarém e Terra Santa e transporta 100% através de rádios licenciados em backbone e backhaul próprios.

Para chegar aos consumidores finais, o sinal é entregue via rádio, e há cerca de um ano, via FTTH em suas principais cidades. Recentemente iniciou o lançamento de uma fibra ligando Juruti a Santarém.

A fibra nunca vai substituir os rádios na região, conta Hudson, proprietário e CEO da Conecta Amazônia: “Além de ser uma região muito irrigada e com vegetação muito densa, quando tem incêndio, a fibra queima junto e a demora para refazer é enorme. Com os rádios, a queimada não afeta tanto, e se afetar, a substituição é imediata.”

“Nosso maior problema no início foi a falta de backup. Você manter um número de enlaces de backup faz toda a diferença, dá independência e agilidade para a empresa. Você resolve seu problema na hora e dá tempo de mandar os equipamentos para reparo sem afetar sua qualidade”, afirma Hudson. 

A Conecta Amazônia possui parque de equipamentos de mais de 100 enlaces, somando os enlaces ativos, os backups instalados, prontos para uso como redundância, e os backups em bancada, usados quando há necessidade de substituição imediata. 

Wi2be e Dumont 4+0

O relacionamento com a Wi2be iniciou há vários anos, com o uso de Smart HP e Smart HP Turbo, que estão ativos em instalações 1+0 ou 2+0 de acordo com a necessidade do trecho.
Em 2020, com o aumento da demanda por internet, a Conecta teve um enorme crescimento de clientes, e a previsão de instalações para o ano foi atingida em apenas 20 dias. A empresa se viu no “gargalo” do transporte e o planejamento do upgrade anual da rede teve que ser antecipado. 

A chegada de Dumont 4+0 foi crucial para mudar esse jogo e viabilizar o crescimento da empresa em 2020. Apenas 9 dias após a instalação dos novos equipamentos de alta capacidade, a Conecta já havia feito mais de 200 novas instalações que aguardavam disponibilidade, e pôde seguir instalando as assinaturas feitas durante o ano.

Resultados

Os resultados de Dumont 4+0 surpreenderam. Além da alta capacidade de transporte, a facilidade de instalação de um único equipamento no lugar de 4 e a configuração simples conquistaram Hudson e seus técnicos. 

“Temos um enlace de Dumont instalado em salto de 50Km, passando 98% sobre água, com throughput de 2,8Gbps, e fading compatível com a região. Sentimos no máximo 10% a 15% de variação em dias de muita chuva.” explica Hudson, animado com as novas aquisições.

Para 2021, o plano é de um upgrade massivo na rede, instalando Dumont 4+0 em todo o backbone e migrando os Smart HP Turbo para o backhaul.

A empresa arrisca dizer que o teste feito com dois enlaces de Dumont 4+0 6,5GHz subbandas A e B no mesmo trecho apontou um desempenho tão bom que instalar 8+0 com apenas 2 unidades de Dumont está nos planos para este ano.

“A experiência com a Wi2be em 2020 foi surpreendente. Além do novo equipamento que teve um desempenho excelente, o atendimento durante todo o ano foi ótimo, mesmo em situações difíceis. O nível de confiança nessa parceria subiu muito e vamos crescer junto em 2021!”, afirma Hudson.

Depoimento

“Os rádios da Wi2be parecem feitos pra quem nunca trabalhou com licenciado. Enquanto nas outras marcas o técnico leva horas pra configurar, tanto o Smart como o Dumont são configuráveis em poucas etapas e de forma bem simples.”

“Dumont 4+0 é tão bom que eu recomendo! Recomendei até pros meus concorrentes…”

Hudson, proprietário e CEO da Conecta Amazônia

FALE COM UM CONSULTOR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.