Dumont 4+0 sustenta crescimento de 600% da ME Telecom Deixe um comentário

Com sede na cidade de Porto de Moz- PA e pouco mais de um ano no mercado, a ME Telecom cresceu sua base de assinantes em 600% e estendeu suas atividades para uma nova cidade. Para dar conta de um crescimento tão rápido e aproveitar a rentabilidade do momento, o salto de qualidade aconteceu com o primeiro rádio licenciado: Dumont 4+0 no backbone principal. Empreendedorismo e ousadia que garantiram resultado surpreendente.

Uma rede de sucesso

Maverson Quaresma, proprietário da ME Telecom, já atuava como provedor de internet há vários anos, em uma sociedade na região.  

O desejo de abrir o próprio negócio se concretizou ao montar a ME Telecom em sociedade com sua esposa, no início de 2020. Esse sonho parecia ameaçado com a chegada da pandemia, já em março daquele ano, mas o perfil empreendedor da dupla soube tirar proveito da situação e ousar investimentos considerados arriscados para um provedor tão novo.

Sediada em uma região onde o sinal das grandes operadoras é ruim e até mesmo o serviço de voz é prejudicado, a ME Telecom passou a absorver a crescente demanda por dados e de voz na região. 

O backbone em rádio enlace busca link principal em Almeirim, que abastece a operação em Porto de Moz e em Gurupá. A última milha é feita em FTTH ou em rádio, dependendo das características do local. 

Mas tanta demanda acabou gerando um gargalo na rede, a banda ficou insuficiente e a instabilidade da rede sustentada por um backbone em frequência aberta começou a ser percebida por seu cliente final.

O ponto de virada veio rápido com a instalação de Dumont 4+0 em 8Ghz como o primeiro licenciado de sua rede. Indicado por 2 parceiros de negócios que já utilizavam o equipamento com sucesso, Maverson saltou sua capacidade para quase 2Gbps e transformou a qualidade de sua rede com o novo equipamento.

O melhor de tudo foi receber as mensagens de clientes. As reclamações foram substituídas por elogios e por agradecimentos em apenas 2 dias de funcionamento do Dumont no backbone”, conta Maverson, satisfeito com o ótimo resultado.

De acordo com a empresa, o projeto de viabilidade apontava para um throughput de 1,8Gbps, com ressalvas para o congestionamento de enlaces em Almeirim. Mas o Dumont 4+0 está performando mais de 1,9Gbps, com sinal estável e baixa latência. Um resultado mais que satisfatório.

“Eu nunca tinha operado um enlace licenciado com essa capacidade, mas foi tranquilo de instalar e de aprender seu funcionamento”, conta Maverson.

Planos para o futuro

A primeira experiência com o rádio licenciado de alta capacidade da Wi2be foi tão positiva que os planos de expansão são para muito em breve.
Assim que finalizado o pagamento das parcelas do Dumont 4+0, a ME Telecom já possui plano para adquirir um novo enlace para ampliar a cobertura em Gurupá e preparar a rede para expandir ainda mais.

Depoimento

“No início eu estava indeciso, queria comprar um rádio com capacidade menor, mas conversando com meus parceiros entendi que o melhor seria já fazer um investimento de mais longo prazo.

A Wi2be me ajudou em todas as etapas, eu não sabia como fazer, não conhecia fornecedores de licenciados e não tinha todo o valor para investir de uma vez. A empresa melhorou o parcelamento, intermediou a compra das antenas, facilitou tudo mesmo para eu começar a operar.”

Maverson Quaresma, proprietário da ME Telecom, Porto de Moz – PA

FALE COM UM CONSULTOR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.