Enlace Digital

Enlace Digital: saiba o que é e quais suas vantagens Deixe um comentário

Você já ouviu falar de enlace digital? Mais conhecido como camada de ligação de dados ou link de dados, é uma das camadas de rede de computador que atua na transmissão de dados entre dois ou mais equipamentos.

Saiba mais sobre essa camada e porque ela é tão importante, acompanhando os tópicos abaixo.

– O que é enlace digital?

– Quais as vantagens do enlace digital?

– Quais empresas trabalham com o enlace digital?

O que significa enlace digital?

Enlace pode ser entendido como ligação, e é isso mesmo que o enlace digital faz.

Ele é responsável pela ligação física entre dois nós, por exemplo, hosts e roteadores, possibilitando transmitir e receber informações, e estabelecer um protocolo de comunicação entre esses sistemas diretamente conectados.

Gerido por múltiplos quadros conforme a tecnologia e o meio físico utilizado, e integrado por protocolos e algoritmos que permitem essa comunicação eficiente e confiável através de um canal que funciona como um fio.

Existem enlace sem fio e com fio (cabo coaxial, par-trançado, linha telefônica ou canal sem fio).

A camada de enlace é a primeira camada do modelo TCP/IP e a segunda dentre as sete do Modelo OSI, um modelo de rede de computador, no qual cada protocolo implementa uma funcionalidade designada a uma determinada camada.

Alguns exemplos de protocolos são:

PPP, WIRELESS, LAN, BLUETOOTH, MAN, ATM, LAPB, LLC, TOKEN RING e ETHERNET.

O enlace digital funciona da seguinte forma:

Ao receber o pacote da camada superior (rede) cria-se um quadro, então informações de controle (header e trailer) são adicionadas, e esse quadro é transmitido para a camada física.

O enlace é dividido em duas subcamadas:

LLC (Logical Link Control)

Responsável por incluir as informações do quadro que tratam sobre o protocolo de rede utilizado.

MAC (Medium Access Control Protocol)

Responsável por fornecer o endereçamento da camada de enlace, definindo as regras para escrita e leitura de dados no meio físico (cabo, fibra, ondas de rádio).

Existem dois tipos de enlace digital:

  • Ponto a ponto: a comunicação ocorre somente entre um único remente em uma extremidade do enlace com outro remetente na outra extremidade, como por exemplo, no sistema de telefonia: mesmo estando interconectado à uma central telefônica só há a troca de informação quando um disca e o outro atende.
  • Broadcast: a comunicação ocorre entre vários nós (computadores, servidor), no qual remetentes e receptores estão conectados em um único canal de transmissão, permitindo a transmissão de apenas um nó por vez, com protocolos de acesso múltiplos ao meio mais complexos.

A principal função da camada de enlace é fornecer serviços à camada de rede, como transferir dados da camada da máquina de origem para a camada de rede da máquina de destino que se comunicam por meio de um protocolo de enlace de dados.

Os serviços podem ser classificados em:

  • Serviço sem conexão e sem confirmação: quando a máquina de origem envia quadros independentes à máquina de destino sem que esta confirme o recebimento desses quadros. Um exemplo que utiliza esse tipo de serviços são as LANs.
  • Serviços sem conexão com confirmação: quando não há conexão lógica entre os processos, porém cada quadro enviado é individualmente confirmado. Assim o transmissor saberá se algum quadro não chegou corretamente. Nesse, os sistemas sem fio são um exemplo.
  • Serviço orientado a conexões com confirmações: quando as máquinas de origem e destino estabelecem uma conexão antes dos dados serem transferidos, no qual, cada quadro enviado pela conexão é numerado, e a camada de enlace de dados garante a entrega de cada um. Exemplos que o utilizam: Sub-rede de uma WAN com roteadores conectados por linhas telefônicas privadas ponto a ponto.

Vantagens que o enlace digital oferece:

Responsável por oferecer serviços à camada de rede, detectando e corrigindo erros de transmissão, além de regular o fluxo de dados.

Conheça os benefícios do enlace digital:

Entrega confiável

Garante a entrega dos quadros entre nós adjacentes de uma forma eficaz ao exigir uma confirmação de recebimento para cada pacote transmitido, assim como detectar quadros fora de sequência ao numerá-los.

Controle de fluxo

Assegura que um nó transmissor não sobrecarregue um nó receptor, regulando o fluxo de dados entre os receptores e transmissores para evitar interferências. Além de diminuir a probabilidade de colisão de quadros em rede com múltiplo acesso ao meio.

Detecção e correção de erros de transmissão

A camada de enlace verifica o conteúdo com o campo FCS (Frame Check Sequence), e assim pode detectar erros. Ou seja, descartando o quadro ou corrigindo-o, sendo comum para isso, solicitar sua retransmissão.

Eficiência e segurança

Fornece uma interface de serviço bem definida à camada de rede, além de permitir o controle de acesso ao meio e assegurar que a privacidade dos usuários seja mantida.

Interconectar dispositivos

Permite a transmissão dos dados entre diversos equipamentos da rede, seja ela ponto a ponto (conexão de dois pontos diretamente) ou multiacesso (vários pontos conectados utilizando um mesmo meio).

Conheça a Wi2be – empresa de tecnologia que trabalha com enlace digital

A Wi2be é uma empresa brasileira, presente há mais de 10 anos no mercado, ou seja, desenvolvendo, fabricando e comercializando soluções completas. Principalmente em comunicação wireless para transmissão de dados de alta performance com uma abrangente cobertura, garantia e suporte remoto.

Além disso. entre seus produtos está os rádios micro-ondas, de frequências licenciadas que possui toda linha de acessórios necessária à implantação do rádio enlace digital.

Sendo assim, a Wi2be, também trabalha com duas camadas físicas de sistema de rede onde o enlace digital atua:

Wi-Fi: de alto desempenho, com gerenciamento inteligente dos dispositivos em nuvem. Além disso, possui também um mix completo e variado de access points, switches, controladores e gateways. Para assim, oferecer mais funcionalidades, estabilidade, controle de acesso, sem necessidade de instalação de software.

LTE: soluções completas para implementação da estrutura 4G para redes privadas ou áreas licenciadas. Portanto, permite velocidades de 150Mbs de downlink e 50Mbs de uplink. Com total mobilidade, baixa latência, bandas mais largas, entre outras vantagens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.