Você já ouviu falar de enlace digital? Mais conhecido como camada de ligação de dados ou link de dados, é uma das camadas de rede de computador que atua na transmissão de dados entre dois ou mais equipamentos.
Saiba mais sobre essa camada e porque ela é tão importante, acompanhando os tópicos abaixo.
– O que é enlace digital?
– Quais as vantagens do enlace digital?
– Quais empresas trabalham com o enlace digital?
O que significa enlace digital?
Enlace pode ser entendido como ligação, e é isso mesmo que o enlace digital faz.
Ele é responsável pela ligação física entre dois nós, por exemplo, hosts e roteadores, possibilitando transmitir e receber informações, e estabelecer um protocolo de comunicação entre esses sistemas diretamente conectados.
Gerido por múltiplos quadros conforme a tecnologia e o meio físico utilizado, e integrado por protocolos e algoritmos que permitem essa comunicação eficiente e confiável através de um canal que funciona como um fio.
Existem enlace sem fio e com fio (cabo coaxial, par-trançado, linha telefônica ou canal sem fio).
A camada de enlace é a primeira camada do modelo TCP/IP e a segunda dentre as sete do Modelo OSI, um modelo de rede de computador, no qual cada protocolo implementa uma funcionalidade designada a uma determinada camada.
Alguns exemplos de protocolos são:
PPP, WIRELESS, LAN, BLUETOOTH, MAN, ATM, LAPB, LLC, TOKEN RING e ETHERNET.
O enlace digital funciona da seguinte forma:
Ao receber o pacote da camada superior (rede) cria-se um quadro, então informações de controle (header e trailer) são adicionadas, e esse quadro é transmitido para a camada física.
O enlace é dividido em duas subcamadas:
LLC (Logical Link Control)
Responsável por incluir as informações do quadro que tratam sobre o protocolo de rede utilizado.
MAC (Medium Access Control Protocol)
Responsável por fornecer o endereçamento da camada de enlace, definindo as regras para escrita e leitura de dados no meio físico (cabo, fibra, ondas de rádio).
Existem dois tipos de enlace digital:
- Ponto a ponto: a comunicação ocorre somente entre um único remente em uma extremidade do enlace com outro remetente na outra extremidade, como por exemplo, no sistema de telefonia: mesmo estando interconectado à uma central telefônica só há a troca de informação quando um disca e o outro atende.
- Broadcast: a comunicação ocorre entre vários nós (computadores, servidor), no qual remetentes e receptores estão conectados em um único canal de transmissão, permitindo a transmissão de apenas um nó por vez, com protocolos de acesso múltiplos ao meio mais complexos.
A principal função da camada de enlace é fornecer serviços à camada de rede, como transferir dados da camada da máquina de origem para a camada de rede da máquina de destino que se comunicam por meio de um protocolo de enlace de dados.
Os serviços podem ser classificados em:
- Serviço sem conexão e sem confirmação: quando a máquina de origem envia quadros independentes à máquina de destino sem que esta confirme o recebimento desses quadros. Um exemplo que utiliza esse tipo de serviços são as LANs.
- Serviços sem conexão com confirmação: quando não há conexão lógica entre os processos, porém cada quadro enviado é individualmente confirmado. Assim o transmissor saberá se algum quadro não chegou corretamente. Nesse, os sistemas sem fio são um exemplo.
- Serviço orientado a conexões com confirmações: quando as máquinas de origem e destino estabelecem uma conexão antes dos dados serem transferidos, no qual, cada quadro enviado pela conexão é numerado, e a camada de enlace de dados garante a entrega de cada um. Exemplos que o utilizam: Sub-rede de uma WAN com roteadores conectados por linhas telefônicas privadas ponto a ponto.
Vantagens que o enlace digital oferece:
Responsável por oferecer serviços à camada de rede, detectando e corrigindo erros de transmissão, além de regular o fluxo de dados.
Conheça os benefícios do enlace digital:
Entrega confiável
Garante a entrega dos quadros entre nós adjacentes de uma forma eficaz ao exigir uma confirmação de recebimento para cada pacote transmitido, assim como detectar quadros fora de sequência ao numerá-los.
Controle de fluxo
Assegura que um nó transmissor não sobrecarregue um nó receptor, regulando o fluxo de dados entre os receptores e transmissores para evitar interferências. Além de diminuir a probabilidade de colisão de quadros em rede com múltiplo acesso ao meio.
Detecção e correção de erros de transmissão
A camada de enlace verifica o conteúdo com o campo FCS (Frame Check Sequence), e assim pode detectar erros. Ou seja, descartando o quadro ou corrigindo-o, sendo comum para isso, solicitar sua retransmissão.
Eficiência e segurança
Fornece uma interface de serviço bem definida à camada de rede, além de permitir o controle de acesso ao meio e assegurar que a privacidade dos usuários seja mantida.
Interconectar dispositivos
Permite a transmissão dos dados entre diversos equipamentos da rede, seja ela ponto a ponto (conexão de dois pontos diretamente) ou multiacesso (vários pontos conectados utilizando um mesmo meio).
Conheça a Wi2be – empresa de tecnologia que trabalha com enlace digital
A Wi2be é uma empresa brasileira, presente há mais de 10 anos no mercado, ou seja, desenvolvendo, fabricando e comercializando soluções completas. Principalmente em comunicação wireless para transmissão de dados de alta performance com uma abrangente cobertura, garantia e suporte remoto.
Além disso. entre seus produtos está os rádios micro-ondas, de frequências licenciadas que possui toda linha de acessórios necessária à implantação do rádio enlace digital.
Sendo assim, a Wi2be, também trabalha com duas camadas físicas de sistema de rede onde o enlace digital atua:
Wi-Fi: de alto desempenho, com gerenciamento inteligente dos dispositivos em nuvem. Além disso, possui também um mix completo e variado de access points, switches, controladores e gateways. Para assim, oferecer mais funcionalidades, estabilidade, controle de acesso, sem necessidade de instalação de software.
LTE: soluções completas para implementação da estrutura 4G para redes privadas ou áreas licenciadas. Portanto, permite velocidades de 150Mbs de downlink e 50Mbs de uplink. Com total mobilidade, baixa latência, bandas mais largas, entre outras vantagens.