Internet via rádio

Internet via rádio e o envio do sinal por antenas Deixe um comentário

A internet via rádio é uma ótima opção de rede wireless, principalmente para regiões afastadas que não possuem infraestrutura para cabeamento.

Mas não é só isso, ela também oferece um ótimo custo-benefício, possibilidade de pontos de acesso, e ótima distribuição de sinal.

Neste artigo preparamos um conteúdo para você saber mais sobre a internet via rádio e como funciona o envio do sinal por antenas.

-O que é Internet via Rádio?

-Como enviar um sinal de internet via rádio?

-Qual o alcance de uma antena de internet via rádio?

-Por que utilizar antena de internet via rádio?

O que é internet via rádio?

A internet via rádio consiste na recepção e transmissão de uma conexão banda larga wireless a partir de um link de internet. Que pode ser adquirido pelo provedor com uma operadora de telecomunicações ou comprando a conexão de um provedor já existente. Ou seja, sendo conectado a um roteador de borda e equipamentos de rádio com frequências licenciadas.

Assim, o sinal é propagado pelo ar por meio de ondas de radiofrequência que transmitem o sinal sem interferência por meio de um sistema de antenas interligadas entre si.

Como enviar um sinal de internet via rádio?

O provedor, após ter adquirido o link de internet, distribui o sinal para seus clientes onde o serviço será oferecido dentro do perímetro atendido, podendo utilizar sites de retransmissão nos quais você instala pontos de acesso sem fio para seus clientes receberem a conexão.

O seu servidor pode ser instalado em edifícios, torres de rádios, ou até mesmo em casas, por exemplo.

Mas como é o processo de distribuição do sinal de internet via rádio?

Para fazer a distribuição desse link de internet, o provedor monta uma rede de distribuição através de switches. Na qual a central do provedor recebe o link por meio do roteador de borda, por exemplo. Assim, se faz um link PTP (Point to Point) com um rádio, interligando assim o link de internet da sua central com um link ponto a ponto por meio de um rádio que ofereça a capacidade necessária de banda para atender a demanda de sua torre.

Dessa forma, são criados pontos de acesso (AP), responsáveis por enviar sinal aos clientes. Ou seja, usando antenas que podem ser do tipo Direcional – utilizada em enlace de rádio digital que interliga dois pontos.. Assim, garantindo um maior throughput (taxa de transferência) e mais imunidade a interferências.

Entre os principais equipamentos utilizados para distribuir o sinal estão: Dispositivos de rede Access Point, Antenas, Cabo RGC, Pig Tail, Caixa Hermética com Protetor, Régua, Tomadas e Ventilação.

E como o sinal é recebido?

Por meio de ondas de radiofrequência, o rádio leva sinal até o computador dos seus usuários através das torres e antenas de transmissão.

Assim, para captar o sinal emitido por uma torre, é necessário instalar uma antena receptora de um aparelho de rádio na casa do usuário que irá receber o sinal. A qual também deve estar no ponto mais alto (telhado) com boa visada, ou seja, livre de obstruções, garantindo que a visibilidade entre o receptor e a torre de transmissão seja estabelecida, evitando assim oscilações ou quedas de conexão.

Essa antena é conectada por cabo a um modem ligado ao computador, que é o responsável por converter o sinal de rádio recebido em sinal de internet.

Qual o alcance de uma antena de internet via rádio?

O que influencia no alcance de uma antena de internet via rádio, é o valor de ganho dBi da antena que possibilita alcançar variadas distâncias, de 1.000 metros (1km) a 4.000 metros (4km), por exemplo. Assim, quanto menor o ganho da antena menor será a distância recomendada entre emissor de sinal e o receptor.

Com o uso de um conjunto de antenas e um projeto adequado que considera a visada, pontos de acesso, repetidoras, quantidade de clientes e região a ser atendida, a conexão pode cobrir uma grande área com qualidade de conexão.

Por que utilizar antena de internet via rádio?

A função da antena em um enlace de rádio é transformar o sinal contido no rádio em um sinal que será propagado no ar. Sendo este um sinal direcional no caso de enlace de rádio ponto a ponto.

Além disso, as antenas atuam amplificando as ondas de radiofrequência do terminal de saída até o terminal de chegada. Assim, as antenas Wi-Fi aproximam o usuário do sinal, por mais longe que esteja, sem a necessidade de grandes infraestruturas e cabeamento.

Isso é o que torna possível o envio de sinal de internet para locais mais afastados, como as áreas rurais, por exemplo.

Além disso, a internet via rádio também entrega algumas vantagens, como:

– Maior custo-benefício

A internet via rádio possibilita boa conectividade, cobertura e velocidade por um preço mais acessível. Sendo assim, a implementação de um servidor para oferecer esse serviço aos seus clientes também fica em conta.

– Desempenho e qualidade

Com uma instalação e configuração corretas, a internet via rádio garante um bom desempenho e alta qualidade, garantindo uma conexão 24 horas por dia para seus usuários, sem grandes interferências. Além de oferecer a possibilidade de vários pontos de acesso e distribuição, por meio de conexão ponto a ponto através de antenas transmissoras e receptoras.

– Maior alcance

Tais provedores conseguem uma cobertura mais abrangente, sendo uma ótima solução para regiões não atendidas por operadoras de internet tradicionais via cabo, como as periféricas e rurais, ofertando assim uma maior acessibilidade e alcance.

– Implantação e manutenção simples

A internet via rádio não necessita de grande infraestrutura. Ou seja, dispensando também para os seus usuários a instalação de uma linha telefônica por utilizar o sinal de rádio e não via cabos. Além disso, também contribui para menos custos com manutenção. Descartando, por exemplo, eventuais problemas relacionados a rompimento, roubo ou troca de cabos que você não precisará se preocupar em repor, já que o sinal é propagado pelo ar.

Agora o mais importante é que para oferecer um sinal e serviço de qualidade é indispensável utilizar aparelhos de qualidade e melhor indicados para atender ao seu projeto, além de realizar a instalação correta a fim de garantir a máxima qualidade da internet via rádio.

A Wi2be oferece consultoria para realizar o seu projeto, além de desenvolver, fabricar e comercializar soluções completas wireless para transmissão de dados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.