Meganet ilumina áreas rurais e dobra de tamanho com Smart HP Turbo Deixe um comentário

Com sede em Boa Viagem – CE, a Meganet Serviços começou do desejo dos sócios Fernando Ramadinha e Antonio do Vale de levar internet à sua área rural. E a partir daí, iluminar as demais propriedades da região com sinal de internet.

Atendendo a 2 cidades e 26 localidades rurais, a Meganet teve um crescimento de mais de 100% no último semestre, com Smart HP Turbo em seu backbone.

O sonho que virou sucesso

A oportunidade apareceu em 2017, quando, mesmo sem nenhum conhecimento na área, se associaram a um provedor maior e assumiram o desafio de montar um POP e iniciar o atendimento aos assinantes pouco a pouco. A operação inicial utilizava equipamentos do parceiro de negócios, e o link que chegava via enlace de frequência aberta era distribuído em operação via rádio.

Poucos anos depois, uma mudança na sociedade deixou a operação pesada e burocrática, dificultando seu crescimento. E em 2019, o desejo de caminhar com as próprias pernas encontrou aí o impulso que faltava para os sócios Fernando e Antônio assumirem as rédeas da própria operação: cancelaram a sociedade, ficaram apenas com a assinatura do link e adquiriram os equipamentos para a Meganet trabalhar com autonomia.

Com 300 clientes e a necessidade de ampliar o backbone para crescer, a empresa precisou decidir entre migrar para o licenciado ou passar fibra. A decisão pelo rádio licenciado Smart HP Turbo teve os principais fatores:

1. o rádio apontou melhor custo benefício com relação à fibra, contando com os aspectos de prazo de instalação e custos de manutenção.

2. maior estabilidade e capacidade frente à solução de frequência aberta.

3. indicação de parceiros que já utilizavam rádios Wi2be.

A experiência com o primeiro licenciado

No final de 2020, foi feito o investimento no primeiro licenciado da Meganet Serviços. Fernando conta que os primeiros 15 dias da operação não foram fáceis. A equipe desconhecia a tecnologia, foram várias vezes subindo e descendo da torre até conseguir o alinhamento e o funcionamento do link. Fernando lembra que “no final, o suporte remoto da Wi2be ajudou a identificar que as polaridades precisavam ser alteradas, nem precisaria trocar os lados, e a partir daí o link fechou e o enlace atingiu sua capacidade máxima”.

“Com tudo o que aprendemos nesse primeiro enlace, os próximos a gente vai conseguir instalar e linkar em apenas 2 dias.”, conta Fernando, mais que satisfeito com a experiência.

A rede

A rede da meganet está 100% estruturada em radiofrequência. O backbone sai de Boa Viagem e vai até a Fazenda Ramadinha, a cerca de 30 Km da sede. Dali, ramifica novas rotas por cerca de 26 localidades, onde a entrega de sinal de dá também por rádio.

Resultados

Em apenas 6 meses com o backbone em rádio licenciado Smart HP Turbo, a Meganet dobrou seu número de assinantes. Hoje, focada em conectividade para a zona rural, a empresa possui 600 clientes e já está movimentando novamente a rede para transformar o backbone em um enlace 2+ de Smart HP Turbo.

“A gente chega nos locais e vê o brilho nos olhos da pessoa. Não vendemos internet, vendemos felicidade!” resume Fernando, sobre a verdadeira entrega que a operação da Meganet faz na região. 

Depoimento

“A melhor parte dos rádios da Wi2be é a fácil instalação e manuseio. É mais simples até do que os rádios de frequência aberta, que precisam de vários periféricos para funcionar. O Smart é apenas o rádio e a antena.”
Fernando Ramadinha, sócio da Meganet Serviços

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.