Novanet

A Novanet se antecipa e cresce durante a pandemia Deixe um comentário

A Novanet vem nos últimos anos investindo em tecnologia de ponta, com o objetivo de satisfazer seus clientes e se destacar no mercado como uma empresa que se antecipa às exigências do mercado.

Essa visão fez crescer seu faturamento mesmo diante de uma pandemia, e esse crescimento gerou mais poder de investimentos em novas tecnologias.

Novanet: Visão da oportunidade

Rafael Almeida CEO da Novanet, percebeu logo nas primeiras notícias do Coronavírus em outros países,que as mudanças de hábito no consumo de dados e uso de internet chegariam logo à sua região.

Atento a isso, traçou formas de acelerar a ampliação de sua capacidade de distribuição.

O que tornou possível isso foi grande investimento em redes de fibra óptica até seu backbone, contando com redundância de Rádio Enlace e a interligação de regiões por  Rádio Enlace.

Mais de 50% do transporte de dados é feito através de rádios licenciados, pois o mesmo contribui para rápido crescimento em regiões de difícil acesso ou que de início se tornaria inviável construir uma rede de fibra óptica. 

De acordo com Rafael, implantar a redundância da rede de transporte foi um ótimo investimento, pois garante estabilidade na prestação do serviço ao seu consumidor final. Sua rede está há mais de 2 anos sem nenhum registro de quedas massivas. 

Novanet: Estratégia para crescer

Para se preparar para o aumento de demanda por internet, a Novanet dobrou o pacote de dados de seu principal link e reorganizou a estrutura de rádios para distribuir mais banda nas regiões atendidas.

Assim, alguns enlaces foram ampliados para 2+0 e outros enlaces de menor capacidade foram substituídos por rádios mais robustos e estáveis, como o Smart HP Turbo, que transporta com segurança para outros municípios e regiões. 

Resultados

Os resultados chegaram rápido e consistentes:

Reclamações de quedas e indisponibilidade  chegaram ao patamar incrível de 0.05%  ao mês, ou seja, o que antes se aproximava de 5% mensais. Assim, a cada 200 clientes apenas 1 contacta para solicitar reparos ou comunicar desconexão.

Além disso, outro excelente resultado foi dar conta do  aumento de consumo real de banda, de cerca de 40%. Em algumas praças atendidas, a quantidade de assinantes hoje é 2 vezes maior do que no início da pandemia, e o faturamento da empresa chegou a crescer de 25%.

Os resultados são mais que positivos até o momento. Além disso, a expectativa da empresa é seguir crescendo em toda a região.

Parceria Wi2be

Em muito os Equipamentos Wi2be vem tornando possível esse grande desempenho. A história da Novanet com a Wi2be é longa. Isso porque, seu primeiro rádio enlace licenciado foi um Lumina, um dos primeiros modelos comercializados pela Wi2be. Esse equipamento ainda funciona, mas agora faz parte da memória da Novanet. Isto é, exposto em sua sede para quem quiser conhecer um pouco da história da empresa.

Atualmente, a empresa possui vários enlaces Wi2be em produção. Ou seja, com destaque para um enlace Smart HP Turbo de 6,5Ghz que entrega 880Mbps ligando duas cidades em um trecho de 55Km. 

“Os rádios da Wi2be são muito fáceis de manusear. A interface e as configurações são amigáveis, o técnico opera facilmente e a instalação é muito simples.” Rafael Almeida, CEO da Novanet

Acesse o site: https://nvtel.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.