Interferência de Radiofrequencia: Saiba como identificar e evitar Deixe um comentário

A interferência de radiofrequência em enlaces de rádio ponto a ponto é o recebimento de informações não desejadas que atrapalham o receptor na interpretação na transmissão do sinal de forma correta, exigindo uma retransmissão que diminui o desempenho da rede. As medidas a serem tomadas para não haver interferência são simples e fundamentais para um desempenho satisfatório do enlace.

No entanto, o excesso de equipamentos com essa tecnologia, somado à falta de importância dada à instalação e às configurações, podem ocasionar problemas referentes à interferência de radiofrequência que pode se dar devido à sobreposição de canais e a irradiação para o mesmo campo de cobertura.

Afinal, o que pode causar interferência de rádio enlace?

  • Operar em faixas não licenciadas: é muito frequente empresas e ISPS se renderem à idéia de praticidade e baixo custo das frequências não licenciadas. Mas em qualquer lugar em que os sinais eletromagnéticos de amplitudes iguais e picos opostos cruzem seus caminhos, a onda de rádio é aniquilada e nenhum sinal poderá ser recebido. Portanto, a expectativa de praticidade e baixo custo acabam se realizando em prejuízos para a operação. 
  • Interferência destrutiva: quando as ondas se ajustam de maneira totalmente oposta, eliminando a possibilidade de transmissão do enlace. Essa é a interferência mais comum. 
  • Interferência construtiva: quando há colisão de duas ondas de rádio, se os picos ocorreram ao mesmo tempo, elas podem se somar. Contrário da interferência destrutiva.   

Níveis de interferência menores como chuva, visada inadequada, reflexão, equipamentos próximos uns dos outros, potência excessiva no sinal, entre outras possibilidades também podem ocasionar interferência no enlace. 

Como saber quando há interferência no enlace:

Alguns sinais podem ser facilmente detectados, desde casos temporários de lentidãotravamento ou indisponibilidade para acessar o equipamento, até queda.

Interferência de Radiofrequência: Como evitar interferência na faixa de operação 

O ideal é fazer uma varredura de espectro antes de ativar o enlace, para não interferir nem receber interferência de outros rádios em operação.

Portanto, escolha uma empresa que auxilie nos estudos de viabilidade de frequências, espectros e de faixas já homologadas pela Anatel na região em que você deseja operar.

Além dos estudos de viabilidade, é altamente recomendada a contratação de um site survey . Isto é, para garantir a confirmação em ambiente real das características simuladas em estudo.

Entre em contato com um dos nossos consultores e peça já o seu estudo de viabilidade!

Veja Também:

enlace

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.