Principais benefícios de ter uma rede Wi-Fi dentro de empresas Deixe um comentário

Você conhece quais são os principais benefícios de ter uma rede Wi-Fi dentro de empresas?

Investir na cobertura Wi-Fi adequada é uma decisão importante que pode impactar o desempenho do seu negócio. Afinal, estamos cada vez mais conectados e precisamos incorporar esse dinamismo e flexibilidade dentro de nossas empresas.

Com uma cobertura Wi-Fi bem configurada em seu ambiente de trabalho, é possível também entender mais o comportamento e pesquisas que seu público está fazendo. Além de ter total controle sobre o que é e o que não é permitido o acesso.

Além do benefício claro da conectividade, é possível também conhecer mais sobre o público que se conecta em sua rede, seja para coletar dados ou também para ser utilizado em campanhas de marketing.

Neste artigo, vamos conhecer um pouco mais os principais benefícios do Wi-Fi dentro de empresas.

O que é uma rede Wi-Fi?

Wi-Fi é uma abreviação do termo “Wireless Fidelity”, que significa fidelidade sem fio em nosso idioma. Trata-se de um método de acesso à Internet ou uma rede privada usando ondas de rádio em vez de um cabo físico.

A vantagem principal do uso de rede Wi-Fi é a capacidade de permitir que dispositivos possam transmitir dados entre si sem a necessidade do uso de qualquer fio ou cabo.

Aumento de Produtividade

Um dos grandes benefícios de ter uma rede Wi-Fi é no ganho de produtividade de sua equipe.  Os colaboradores que dependem da rede sem fio para executar as suas tarefas podem ter um enorme ganho em produtividade.

Colaboradores podem usar o Wi-Fi comercial para enviar e-mails, pesquisar por conteúdo on-line ou participar também de reuniões.

Também incentiva a colaboração, uma vez que eles podem se conectar facilmente, mesmo através de seus smartphones, se reunir em qualquer local e trabalhar em tempo real.

Conveniência

Uma rede sem fio permite que seus usuários se conectem aos recursos de rede a partir de qualquer local dentro de sua empresa.

Além de trazer conveniência e conforto para sua equipe, uma rede wi-fi traz mobilidade entre seus funcionários.

Eles podem se reunir em praticamente qualquer local com sinal e assim, continuar produzindo. Basta apenas ter um dispositivo com interface de rede apropriada.

Ele também permite aos funcionários e visitantes possam acessar recursos de rede através de seus computadores, telefones celulares e outros dispositivos eletrônicos em seu local de trabalho.

Aumento de faturamento

Ter um Wi-Fi em seu estabelecimento pode ser uma excelente estratégia para alcançar e fidelizar novos clientes.

Embora você possa estar preocupado com clientes que estarão usando seu Wi-Fi sem necessariamente gastar, há grandes chances de que eles vão gastar mais.

Há estudos que indicam que a preferência do consumidor está em estabelecimentos

onde há Wi-Fi gratuito. E por conta disso, além da preferência, também passarão a ficar mais tempo em seu estabelecimento.

Sem dúvida, bares, restaurantes, lanchonetes e outros tipos de estabelecimento abertos ao público podem se beneficiar com este recurso.

Na prática, é possível atrair novas pessoas ao seu estabelecimento simplesmente por distribuir Wifi com conexão com a Internet.

Você pode aproveitar a oportunidade e ofertar produtos ou serviços extras enquanto seus clientes utilizam a Wi-Fi do seu estabelecimento.

Baixo custo

O uso de uma rede sem fio é mais eficiente em termos de custos.

Uma vez que o dinheiro gasto em cabeamento e o custo da instalação de mão-de-obra é significativamente reduzido.

Uma vez que o Wi-Fi comercial está no lugar, o custo de manutenção também é baixo.

E caso a empresa necessite aumentar a velocidade do consumo de Internet, não há nenhum custo adicional em infraestrutura para isso. Apenas a contratação de um novo pacote será suficiente na maioria dos casos.

Organização

Um dos benefícios de ter uma rede Wi-Fi é claramente a organização do seu time.

Sem a inflexibilidade causada por cabos de conexão, sua equipe pode ser facilmente reorganizada de acordo com sua estratégia.

Sem necessidade de verificar pontos de conexão, afinal, o Wi-Fi está em todo lugar. Além disso, menos fios no ambiente também ajudam a manter o ambiente limpo e saudável para seus colaboradores.

Fácil Implementação

Como dissemos anteriormente, a implantação de uma rede sem fio não é muito complicada, uma vez que só requer um único ponto de acesso.

Já a configuração inicial de uma rede com fio vem com muita complexidade e custo adicional, uma vez que envolve o uso de cabo físico.

Isto pode ser ainda mais difícil ou impossível de implementar, dependendo do ambiente e a complexidade de acesso. Por exemplo, utilização de mais de um ambiente ou dentro um edifício.

No entanto, a rede wi-fi te traz, além da comodidade na implantação, é possível também criar regras de utilização e bloqueios de conteúdo sem necessidade de programação ou configuração complexa. Normalmente, a configuração é feita através de uma interface amigável.

Escalável

Wi-Fi usa ondas de rádio para se conectar a vários dispositivos eletrônicos.

Você pode facilmente expandir sua rede de Wi-Fi comercial usando equipamentos existentes.

Muitas vezes, temos a necessidade de expandir os recursos de nossa rede, seja para aumentar a quantidade de usuários simultâneos ou simplesmente porque precisamos aumentar a cobertura da rede.

Enquanto uma rede com fio precisará de fiação adicional, uma rede Wi-Fi precisará apenas de mais alguns equipamentos.  Se bem configurado, o Wi-Fi funcionará mesmo com aumento de usuários conectados.

Conclusão

Hoje em dia, a maioria das empresas são cada vez mais impulsionadas pela Internet. Isso porque cada vez mais pessoas estão conectadas diariamente, seja para buscar informações ou até mesmo para acessar suas redes sociais favoritas.

Além do uso pessoal, a Internet se tornou uma grande aliada aos negócios.

Isso faz da rede sem fio uma escolha óbvia e importante para as instituições, empresas de varejo e até mesmo instalações de saúde podem se beneficiar do uso.

Não importa o tipo de negócio que você gerencie ou possui, porque estudos têm mostrado que os clientes, e mesmo os pacientes, preferem lugares com redes Wi-Fi de alta velocidade, segura e confiável.

Além disso, há diversos benefícios de ter uma rede Wi-Fi dentro de estabelecimentos comerciais, como baixo custo de implantação e também constitui em uma excelente estratégia para fidelizar seu público.

Contudo, a segurança também é um ponto que não se pode negar. Uma rede Wi-Fi pode ser também exposta a ação de pessoas não autorizadas. Por isso, o gestor precisa dar uma atenção especial à segurança.

Esperamos que tenha gostado deste artigo. Aproveite e compartilhe em suas redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.