wireless

Principais erros na instalação de comunicação wireless nas empresas Deixe um comentário

A comunicação wireless nas empresas é uma realidade cada vez mais presente, principalmente em negócios que investem em desenvolvimento tecnológico, estando presente em praticamente todos os processos internos. 

Nos dias atuais, a internet é utilizada em processos diversos da empresa, como setores contábeis em emissão de notas fiscais e boletos, bem como na realização de pagamentos a fornecedores e parceiros, ou mesmo o investimento em melhorias para a marca.

Além disso, pode contribuir para encontrar e nutrir leads, implementar ações de marketing digital, aprimorar o contato com clientes ou mesmo em ações de comunicação interna e externa; auxiliando também em atividades administrativas, de contratação dos funcionários, dentre outras atividades que requerem o uso da rede.

Diante dessa variedade de ações, quando a conexão da internet não é boa, pode afetar a produtividade de toda equipe, fazendo com que os funcionários precisem parar suas atividades. Isso afeta não somente a produtividade, mas o rendimento da empresa e sua lucratividade. 

Mais ainda, outro ponto que pode ficar comprometido é a segurança dos dados, tanto internos como os de consumidores. 

Diante disso, neste artigo, explicaremos os principais erros no momento de contratar uma rede wireless e como isso pode ser feito da melhor forma possível para qualquer empresa, desde uma fábrica de junta de vedação até um ambiente administrativo hospitalar, promovendo mais velocidade nas tarefas e mais segurança aos processos. 

O que é rede wireless e como ela pode ser implementada na infraestrutura de TI das empresas?

Basicamente, quando falamos em uma rede wireless, estamos falando da rede wi-fi. Nesse tipo de ação, vários aparelhos celulares e computadores ficam conectados à rede, só que sem a necessidade de um fio.

Isso ocorre porque existe um roteador que consegue compartilhar o sinal com esses equipamentos, fazendo com que eles fiquem conectados à internet com base em um login e senha de acesso, por meio de ondas e sinais.

Nesse caso, existem também alguns amplificadores de sinais que podem ser instalados em conjunto com o aparelho, como os roteadores, facilitando a expansão do sinal. 

Inclusive, neste ponto é importante ressaltar que não existe somente a rede wi-fi como vinculada ao wireless (que é uma conexão sem fio), mas essa é uma das mais famosas e reconhecidas.

Assim, a depender do tamanho da empresa e da necessidade de segurança dos dados, uma rede amplificadora pode ser instalada para atender às necessidades e demandas do local. 

Com isso, sua empresa consegue realizar diversas atividades online, como alugar sala comercial, realizar pagamentos e desenvolver uma forma de comunicação institucional por meio do uso do email.

Setor e processos para a estrutura de TI

É por isso que é essencial que o gestor conheça sua empresa, sua infraestrutura tecnológica e esteja disposto a realizar modificações, caso seja necessário, para melhorar os processos e as redes, otimizando a rotina. 

Para isso, é muito importante que a rede esteja conectada à infraestrutura de TI, que é o setor de tecnologia da informação, responsável por trabalhar com esse tipo de conexão e as necessidades tecnológicas que podem surgir na rotina, melhorando os fluxos.

Esse setor fica responsável pela manutenção da rede, do sistema de computadores e outros equipamentos, assim como realizar um planejamento pensando na segurança da rede e dos dados da empresa. 

Além disso, é muito importante que a empresa conte uma boa infraestrutura de TI, já que essas redes e profissionais contribuem para o pleno funcionamento dos processos, adotando ações preventivas da rede, como a manutenção.

Com isso, agrega-se mais segurança e evita-se que os computadores sejam invadidos por vírus, hackers e pessoas mal intencionadas, fazendo com que os dados não se percam e a equipe também resolva problemas técnicos relacionados à falta de conexão mais rapidamente. 

Agora que você já conhece um pouco mais sobre as redes de wi-fi e a implementação da tecnologia nas empresas, chegou o momento de conhecer os principais erros no momento de instalar o wi-fi corporativo em sua empresa de alpinismo industrial, evitando que esses erros ocorram em seu negócio.

Conheça os principais erros para instalar o  wifi corporativo

Existem alguns erros que são mais comuns no momento de contratar o serviço de uma rede wireless, ou até mesmo no momento de implementar o wifi corporativo. De modo geral, podemos destacar alguns elementos que demandam atenção, como:

  • Ausência de planejamento para a instalação da rede;
  • Falta de conhecimento acerca da estrutura do seu negócio;
  • Falta da equipe de TI para monitorar e manutencionar a rede;
  • Falsa tentativa de economia, com equipamentos sem qualidade;
  • Falta de conhecimento acerca da importância de uma boa rede.

A falta desses itens pode afetar uma empresa de proteção radiológica ou qualquer outra empresa de pequeno, médio e grande porte. 

Como existem várias decisões que podem ser tomadas de forma equivocada, apresentaremos algumas dicas para que você realize a escolha certa, evitando erros. 

Dentro da empresa é importante que existam elementos relacionados aos processos do setor de tecnologia da informação, levando em conta a segurança e uma política interna. 

Por isso, a empresa precisa identificar o wifi como uma ação estratégica para a realização de atividades, estabelecendo – também – as regras necessárias para o uso dessa rede. 

Quando a equipe e os gestores conhecem bem toda a estrutura da empresa, assim como seu funcionamento, fica mais fácil evitar erros no momento de estruturar a rede wifi em seu negócio. 

Alinhando as ideias, essa rede deve ser utilizada para as necessidades que existem dentro do setor, sendo estabelecida conforme o porte e demanda do negócio.

Estruturação e acompanhamento da rede

Outro fator que pode prejudicar sua empresa de tubos galvanizados, ou de qualquer outro segmento, é escolher os equipamentos errados ou que não possuem o suporte que seu negócio necessita. 

Além disso, na tentativa de economizar, não é incomum que escolhas erradas sejam feitas, não considerando o conhecimento técnico da equipe de TI ou a complexidade da instalação, bem como pode haver a incompreensão sobre a importância de contar com um bom wifi corporativo. 

Como resultado, a empresa sofre com a falta de estabilidade da rede, que pode oscilar bastante, prejudicando a eficiência das ações realizadas no dia a dia. 

Por isso, no momento de escolher os equipamentos é importante levar em consideração a escolha de materiais modernos, da orientação da equipe de TI, como assistência técnica informática, assim como do entendimento da complexidade das operações. 

Suporte profissional

Outro erro que pode ocorrer ao instalar um wifi corporativo é não contar com profissionais da área de TI para realizar a configuração da rede. 

Se essa configuração não for adequada, o sinal pode oscilar, ficar congestionado e a rede pode falhar, prejudicando os processos e a produtividade.

A velocidade da rede wifi, assim como sua estabilidade para transmitir dados são fatores essenciais para um bom funcionamento da rede. 

Como cada departamento tem uma necessidade sobre como deve ser essa rede, é fundamental investir em um bom dimensionamento por parte da equipe de TI. 

Não vale a pena, portanto, realizar uma tentativa de economizar que não leve em conta a qualidade dos equipamentos, a contratação de uma equipe de TI e a complexidade do sistema.

Tudo isso, pode representar uma economia no início, mas que traz diversos prejuízos para a empresa futuramente, afetando a realização das atividades. 

Por isso, vale a pena realizar uma boa pesquisa para identificar as empresas que prestam esse serviço de instalação com qualidade e que podem atender às necessidades da sua marca.

Dicas para escolher as melhores opções de wireless

Agora que você já conhece alguns erros que são comuns ao processo de contratação e instalação de uma rede Wifi, confira algumas dicas que são importantes no momento de fazer essa escolha, tornando os processos ainda melhores e mais efetivos:

  • Procure empresas de credibilidade no mercado;
  • Realize um estudo prévio sobre a necessidade da empresa;
  • Contrate uma equipe de tecnologia para trabalhar em seu negócio;
  • Identifique o quanto sua empresa pode investir no setor;
  • Identifique (e melhore) o nível de segurança das informações;
  • Foque na segurança do setor e dos dados;
  • Verifique quantos funcionários estão conectados diariamente.

A partir disso, sua empresa de projetos de arquitetura, ou de outro segmento do mercado, pode realizar algumas adaptações tecnológicas, com o objetivo de fazer com que a rede fique mais estruturada, segura e que atenda os funcionários. 

Em alguns casos, a depender do tamanho da empresa e da sua complexidade, não será utilizado um roteador. Contudo, em outras, unidades diversas podem precisar ser utilizadas.

Para além do roteador, conforme as especificidades do negócio, existem empresas que podem trabalhar com uma conexão wireless chamada de access point empresarial.

Esse tipo de rede contribui para que a distribuição do sinal seja muito mais intensa, melhorando e agilizando o processamento de dados pelos profissionais e nas próprias plataformas.

Essa é uma forma mais sofisticada de conexão e, inclusive, é considerada mais segura em relação às empresas que trabalham com dados sigilosos ou delicados (como agências bancárias, instituições de pesquisa de dados, laboratórios, indústrias, dentre outros).

Por isso, assim como sua empresa busca pelos melhores escritório contábil, é importante que essa preocupação em relação ao desenvolvimento tecnológico também esteja presente. 

Essa é uma forma importante de agregar credibilidade à empresa, não apenas externamente, mas também diante dos seus funcionários e de todo o mercado, agregando confiança.

Essa é uma forma importante de fazer com que sua empresa ganhe destaque e crescimento no mercado, fazendo com que seu negócio seja seguro, confiável e diferenciado! 

Diante das dicas que apontamos neste artigo, não caia mais em erros e passe a se planejar para escolher uma nova rede wireless para sua empresa. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.