Provedor aumenta throughput e fatura mais com Dumont 4+0 Deixe um comentário

Provedor do Ceará aumenta throughput de seu backbone com Dumont 4+0

Provedor parceiro da Wi2be no Ceará, atua há mais de 20 anos como provedor de internet, iluminando 4 cidades e uma grande região no interior do estado.

Diante do crescimento da demanda de seus clientes, precisou aumentar o throughput de seu backbone, e desde setembro opera com o lançamento Dumont 4+0 transportando 2,8Gbps em seu backbone.

O crescimento da rede

No início de suas atividades,o provedor distribuía banda larga a seus clientes a partir de um link terceirizado que chegava em sua cidade sede.

Como primeiro grande passo para o crescimento de sua rede, foi implantado um backbone próprio, em rádio enlaces para buscar o link a um custo mais atrativo,  reduzindo sua dependência dos poucos fornecedores locais e melhorando sua competitividade na região.

A rede de transporte do provedor é 100% em radiofrequência. 

No início das atividades o uso era de equipamentos de frequência aberta. Em 2015, a empresa iniciou mais um processo de expansão, adquirindo enlaces licenciados Smart HP Turbo para trazer mais confiabilidade à rede.

Hoje, a empresa conta com mais de 50 enlaces de rádio. O backbone utiliza exclusivamente rádios licenciados da Wi2be, e o backhaul e sua ramificação para as localidades de distribuição ao cliente final tem estrutura híbrida.

O Dumont 4+0

O aumento da demanda por internet chegou de forma definitiva à carteira de clientes do provedor.
Com uma rede composta totalmente por equipamentos de rádio, implantar uma rota em fibra levaria muito tempo e poderia ser tarde demais para atender a demanda. Assim, o novo salto de crescimento só foi possível com a aquisição do Dumont 4+0, lançamento da Wi2be neste ano.

Foram reaproveitadas as antenas utilizadas para o Smart HP Turbo e elevou a banda de distribuição para 2,8Gbps, a maior da região em transporte por radiofrequencia.

Com o uso da tecnologia XPIC na otimização dos canais de RF, o cliente conta que no início a novidade trouxe novos desafios para a equipe na configuração do equipamento, e para chegar aos ajustes ideais contou com o apoio técnico do Suporte da Wi2be.

O sistema de alimentação também foi um pouco diferente do que estavam acostumados, pois por ser um rádio mais robusto, houve a necessidade de revisão do sistema utilizado e a atualização do banco de baterias para garantir o funcionamento 24×7, mesmo se houver queda de energia na rede AC.

Resultados

Com o novo throughput de 2,8Gbps, a  o provedor conseguiu aumentar a velocidade disponibilizada e ficou com tranquilidade na rede para seguir crescendo sua base de assinantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.