wi2be

Qual a importância de uma empresa investir na sua comunicação wireless? Deixe um comentário

Com todos os avanços da tecnologia, as empresas estão, cada vez mais, trocando as tecnologias com fio pelas sem fio, garantindo muito mais flexibilidade, facilitando tanto o dia a dia da empresa como as atividades dos colaboradores.

Sem dúvida, o Wireless é uma tecnologia que chegou para trazer muito mais produtividade, conectividade e liberdade.

O mundo está conectado, as empresas precisam acompanhar isso, e não existem mais desculpas para não investir em tecnologia de todo tipo, a prova disso é que lojas, como a Kabum, por exemplo, viram suas vendas explodirem com artigos de tecnologia.

Sua empresa, portanto, precisa estar pronta para um mercado mais competitivo e, cada vez mais, conectado. Nesse sentido, apostar na tecnologia wireless, é investir em maior produtividade para a sua empresa.

Contudo, apesar de todas as vantagens oferecidas por uma rede wireless corporativa, principalmente a de permitir utilizar múltiplos dispositivos, aproveitando tudo que a flexibilidade pode oferecer, é preciso ir com calma, para evitar transtornos com segurança, sinal, velocidade e etc…

Ou seja, é preciso planejar muito bem antes de implementar essa tecnologia, para que a infraestrutura funcione com qualidade e eficiência. Conheça abaixo um pouco mais sobre a tecnologia e entenda porque a sua empresa deve investir em uma rede Wi-Fi.

Importância do Wi-Fi corporativo

Se formos considerar a produtividade, por exemplo, sem uma comunicação wireless, os funcionários, ou colaboradores, que precisam se locomover, acabam ficando dependentes de cabos e sem mobilidade alguma para trabalhar.

No caso de reuniões, por exemplo, quando é fundamental acessar alguns dados corporativos, ter que depender de estar sempre perto de um cabo de internet de rede, sem dúvida, traz prejuízos à flexibilidade.

Ou seja, contar com uma rede wireless corporativa de qualidade, não se trata de luxo, mas de uma necessidade atual das empresas, já que essa tecnologia permite que estejam sempre conectadas e prontas para compartilhar mais facilmente as informações, assim, gerar mais resultados.

Isso sem considerar que o sistema wireless oferece vantagens que vão do visual ao custo.

O que considerar na hora de definir a rede wi-fi para sua empresa

Wi-Fi,  Bluetooth, WWAN,  USB wireless… são os tipos de tecnologia wireless existentes hoje em dia, e é preciso saber qual a melhor para a sua empresa.

Está na dúvida de qual rede wireless escolher e como implementar na sua empresa? Então, confira o que considerar na hora de adotar essa tecnologia:

  • Número de usuários com acesso à essa tecnologia;
  • Capacidade necessária para a rede;
  • Área que precisa ter acesso ao wi-fi;
  • Se o ambiente é dividido ou aberto;
  • O material das paredes;
  • Tipos de dispositivos permitidos internamente;
  • Se o acesso será apenas para internet ou também à rede interna de servidores;
  • Se o acesso será restrito aos funcionários.

Enfim, uma série de fatores a considerar antes de implementar essa tecnologia, já que é preciso saber onde posicionar os access points para sua wireless.

Mais uma vez, vale o alerta sobre a importância, nessa hora, de contar com profissionais capacitados e experientes, já que embora o wi-fi corporativo pareça algo muito simples, sem um devido conhecimento sobre o assunto, implementar essa tecnologia sem um planejamento, pode resultar em problemas e prejuízos.

Cuidados com o wireless corporativo

Infelizmente, o mercado ainda precisa lidar com a falta de profissionais especializados, que sejam capazes de planejar uma infraestrutura ideal para cada empresa.

Lembrando que não basta contar com os melhores equipamentos, é preciso saber implementar a tecnologia para garantir bom sinal, segurança, disponibilidade e velocidade, bem diferentes de um wireless residencial.

Por isso, mais uma vez, vale ressaltar a importância de contratar uma empresa capacitada, para evitar problemas como queda da internet toda hora, por exemplo, problema muito comum, que resulta da falta de planejamento e de experiência.

Benefícios da rede wireless corporativa em custo e aparência

Embora muitas empresas ainda considerem a conexão a cabo a melhor opção, afirmando ser mais barata, na verdade, mesmo que ela não requeira a compra de roteadores e access points, ela exige a instalação de muitos metros de cabos, os quais têm um custo.

E mais, além de serem caros, eles podem até apresentar problemas nos quais seja necessário quebrar paredes, por exemplo, ou fazer reformas, que também não sai barato.

E, vamos combinar que nada pior que um emaranhado de fios por todo lado, sem dúvida, um ambiente sem eles ou, pelo menos, sem tantos fios, é bem mais agradável e seguro.

E é isso, a tecnologia avança a passos largos e é preciso saber usá-la a nosso favor, tirar proveito de seus benefícios como, no caso, da tecnologia wireless que permite muito mais produtividade, rapidez e segurança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.