Rádio enlace ponto a ponto

Rádio enlace ponto a ponto: tudo que você precisa saber. Deixe um comentário

Com grande alcance para cobrir diversas áreas e distâncias, a internet via rádio proporciona diversos benefícios para você e sua empresa com uma conexão ilimitada. Entenda de maneira simplificada o que é, quais as vantagens e tudo que você precisa saber para instalar já o enlace de rádio ponto a ponto.

O que é rádio enlace ponto a ponto?

O enlace de rádio ponto a ponto é um meio de transmissão via ondas eletromagnéticas que transportam informações de voz, dados ou imagens por meio de antenas transmissoras e receptoras entre dois pontos fixos.

Ou seja, esse transporte é feito em canais padronizados, chamados de PDH ou SDH.

Além disso, as ondas eletromagnéticas têm um espectro que vai de baixas a altas frequências, tendo cada qual uma finalidade.

Diferenças entre as ondas e micro-ondas de rádio

As ondas de rádio possuem frequências menores e alcançam longas distâncias. Por isso, são bastante utilizadas em comunicações militares, principalmente entre navios e submarinos, e também na transmissão de rádio AM e FM.

Já as micro-ondas de rádio possuem altas frequências e são utilizadas em rádio enlace nas telecomunicações, ou seja, assim como nas redes para a transmissão de voz e dados.

Tipos de rádio enlace

Existem dois tipos de rádio enlace.

  1. Rádio enlace digital: esse tipo permite alcançar taxas de 2 Mbits a 400 Mbits em enlaces ponto a ponto e em faixas de frequência que podem demandar de licença para uso. Isto é, além de atender grandes distâncias e ser mais imune a interferências. Sendo utilizado principalmente por grandes provedores.
  • Rádio Spread Spectrum: já esse tipo utiliza da tecnologia Spread Spectrum que possibilita um melhor uso do espectro de frequências, ou seja, operando em taxas que não necessitam de licença. Sendo assim, opera tanto na configuração ponto a ponto quanto na ponto multiponto, suas taxas variam de 64 kbits a 150Mbtis. Além disso, ele atende a médias distâncias e possui um preço mais acessível, utilizada por pequenos provedores, apesar de ser mais suscetível a interferências.

Relação entre as estações do rádio enlace

Principalmente, o enlace é composto por duas ou mais estações que podem ser por:

Conexão Ponto a ponto: isto é, quando apenas uma estação é atendida diretamente.

Conexão Ponto multiponto: quando várias estações ou usuários finais são atendidos dentro da área de cobertura através de um mesmo ponto de origem.

Aqui, falaremos principalmente da conexão ponto a ponto.

Aplicações de enlace rádio digital ponto a ponto

O enlace rádio digital ponto a ponto pode ser aplicado em:

– Em primeiro lugar, Provedores de internet;

– Em seguida, operadoras de telefonia fixa e celular;

– Posteriormente, rede de dados em implantação do acesso para clientes corporativos;

– E por fim, redes de distribuição de sinais de TV.

O papel das antenas no enlace de rádio ponto a ponto

A antena do enlace de rádio é responsável por transformar o sinal contido no rádio em um sinal propagado no ar. Ou seja, ela atua amplificando as ondas do terminal de saída até o terminal de chegada.

No enlace de rádio ponto a ponto, esse sinal é direcional, ou seja, uma antena virada direccionalmente para a outra.

A função das estações repetidoras

Em casos de transmissão que não tenha visada direta entre as duas antenas, ou seja, que uma antena fique virada para a outra, ou em casos que haja obstrução do percurso (que podem ser por interferências do ambiente, sombras, prédios, etc), os repetidores são usados no meio do percurso para regenerar o sinal, amplificando-o e redirecionando-o.

Instalação do rádio enlace ponto a ponto

A instalação do rádio enlace pode ser de três tipos:

Em primeiro lugar, Indoor: quando os equipamentos ficam no interior do imóvel e a antena no lado externo.

Posteriormente, Outdoor: quando os equipamentos ficam acondicionados em um gabinete externo e ligados aos equipamentos auxiliares internos via cabos de banda base.

E por fim, Split: Quando os equipamentos são divididos em unidades internas (IDU) composta pelo MODEM, banda base, e em alguns casos, multiplex. E as unidades externas (ODU) composta pela radiofrequência. Isto é, sendo interligadas por um multicabo que opera na frequência intermediária.

Como instalar o rádio enlace ponto a ponto?

Para instalar o sistema de enlace de rádio ponto a ponto, antes você precisa considerar:

1) Em primeiro lugar, a distância que se deseja alcançar;

2) Além disso, a altura dos dispositivos de rádio Ethernet;

3) Posteriormente, a frequência utilizada;

4) O cálculo da Zona de Fresnel e uma boa visada do enlace;

5) O ângulo de elevação entre a antena receptora e a antena transmissora, confirmando se ela está dentro da área de cobertura;

6) O cálculo do nível de sinal e se ele está adequado;

7) Principalmente, o alinhamento das antenas;

8) E por fim, a configuração dos equipamentos para a conexão das antenas.

Entendendo um pouco mais sobre a Zona de Fresnel e Visada do Enlace

As ondas de rádio se propagam em sua maioria em Zona de Fresnel.

A propagação do sinal sem fio é feita em linha reta entre os equipamentos (antenas). Para que você tenha uma boa visada do enlace, ou seja uma distribuição do sinal sem grandes interferências ou oscilações, é necessário que 60% da Zona de Fresnel esteja desobstruída.

O cálculo da Zona de Fresnel é obtido pela fórmula do raio ideal:

Raio Ideal [m] = 8,656* 

O raio mínimo necessário deverá ser equivalente a 60% do valor do raio ideal que deverá estar acima do obstáculo mais alto do percurso.

Dica

Para um melhor funcionamento do sistema de enlace rádio ponto a ponto é necessário que as antenas estejam em visada direta com altura livre para propagação do sinal, e sem obstáculos dentro do primeiro raio da Zona Fresnel.

Composição do sistema

O sistema de rádio enlace ponto a ponto pode ser composto somente por estações terminais (transmissoras e receptoras) ou também por estações repetidoras (quando não há boa visada entre as estações).

Equipamentos utilizados no enlace de rádio ponto a ponto

Os equipamentos utilizados são do tipo bridges e ethernet, e geralmente são comercializados em formato de solução completa contendo antenas, alimentação elétrica, cabeamento, etc.

As vantagens do rádio enlace ponto a ponto

Por que trabalhar com o rádio enlace ponto a ponto?

Veja os principais motivos:

1) Praticidade

O sistema de transmissão de dados ponto a ponto possibilita a troca de dados diretamente sem necessidade de servidores gerenciados separadamente. Além de configuração simplificada para conectar 2 pontos usando o mesmo link de rádio sem fio.

2) Custo-benefício

Bastante presente no setor corporativo pois integra unidades que estão distantes e não necessita de infraestrutura para sistemas de transmissão de dados via cabo, devido sua instalação simples e rápida com baixo custo de implantação e manutenção.

3) Facilidades

Oferece acesso remoto via wireless aos parâmetros operacionais dos equipamentos.

4) Eficácia

Suporta as demanda de banda com alta velocidade para utilização de serviços de streaming de vídeo e VoIP. Além de possibilitar uma rede de transmissão eficaz com links de dados entre 2 pontos distintos.

5) Distância

O rádio enlace ponto a ponto da Wi2be alcança distâncias de até 100km com taxas de transferências que chegam até 2,8Gbps.

6) Flexibilidade

Enlaces de rádio em frequências não licenciadas possibilitam flexibilidade e facilidade de implementação por não necessitar de grandes e fixas infraestruturas.

7) Economia e sustentabilidade

A conexão via rádio evita a necessidade de metros e mais metros de cabos, além da alta distância de alcance possibilitada, sem necessidade de troca e descarte constante de cabos por desgastes.

8) Segurança

Por utilizar o ar como meio de transmissão de dados, as conexões wireless do enlace de rádio têm camadas de proteção digital e criptografia, impedindo a invasão de dados.

Que tal instalar enlace de rádio ponto a ponto para sua empresa?

Para fazer a instalação do enlace de rádio é necessário conhecimento de redes, protocolos e tráfego de dados, propagação de radiofrequência, tecnologias de transmissão, além de saber quais equipamentos mais adequados para usar.

Por isso, contar com uma equipe especializada no assunto faz você aproveitar esse sistema da melhor forma sem dores de cabeça.

Empresas que trabalham com enlace de rádio ponto a ponto

Conheça a Wi2be, empresa que trabalha com modelos de rádio enlace ponto a ponto de alta qualidade.

A Wi2be é uma empresa brasileira, presente há mais de 10 anos no mercado, desenvolvendo, fabricando e comercializando soluções completas em comunicação wireless para transmissão de dados de alta performance com uma abrangente cobertura, garantia e suporte remoto.

Sendo assim, no segmento de rádio enlace digital ponto a ponto, a Wi2be trabalha com duas linhas que garantem um excelente desempenho e muita potência, além de todos os aparelhos necessários para sua instalação:

  • Rádio PTP Dumont: rádio enlace digital ponto a ponto full outdoor com entrega de até 2,8Gbps em distâncias de até 100km. Ou seja, único rádio sem adição de cabos e com a utilização de apenas uma antena. Além disso, trabalha com frequências de operação de 6,5GHZ a 8,0GHZ. É equipado com Circuitos Integrados da Maxlinear, OMT integrada e switch incorporado. Transmite capacidade similar a 4 rádios 1+0 utilizando apenas 2 canais de RF com a operação co-canal com correção XPIC. Saiba mais!
  • Rádio PTP Smart HP Turbo: Ideal para transporte e redundância intramunicipal, com três níveis de proteção contra surto, solução de carrier class, baixo custo de operação, maior cobertura de frequência e distância. Além disso, capacidade de até 477Mbps Full-duplex com HAACM e modulações de QPSK a 1024QAM. E por fim, sincronismo de rede com SyncE e prioridade de tráfego por QoS (Quality of Service) e VLAN. Saiba mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.