REDE VISUAL: 25 anos de sucesso e crescimento de 60% no último ano 1

A Rede Visual, de Monte Alegre, PA, vem, há 25 anos, construindo uma história de sucesso como provedor de internet em sua região.

A Wi2be tem orgulho em fazer parte dessa trajetória, que hoje possui 600km de backbone e mais de 15 enlaces de rádio ativos no atendimento a 8 cidades e 6 mil assinantes. 

A Rede

Para viabilizar o início das atividades, em 1996, a empresa utilizava sinal via satélite, e à medida que novas tecnologias foram surgindo, foram sendo incorporadas à rede de distribuição: rádio enlaces de frequência aberta, rádios licenciados ponto a ponto e fibra ótica.

Hoje a rede está estruturada com a chegada de links de fibra em Almeirim, onde a Rede Visual atua com DWDM em swap em uma distância de 300 Km. 

Em seu backbone principal, a Rede Visual possui 160 Km de fibra própria, 84 Km em um trecho secundário, que somados aos rádio enlaces, fecha um anel de aproximadamente 600 Km que conecta as cidades de Almeirim, Alenquer, Prainha, Santarém, Oriximiná, Porto de Moz, Monte Alegre.

A principal característica da Rede Visual é a segurança no transporte do sinal. Em toda a rede de transporte, a empresa mantém redundância no fornecimento do sinal. Novas áreas ou expansões do backbone são iniciadas com a utilização de rádios ponto a ponto e quando é implantada a fibra, o enlace de rádio é utilizado como redundância.
Essa medida garante 98% de disponibilidade de sinal na ponta, garantidos em contrato ao consumidor final.

“O rádio enlace faz parte de nossa história, e não vamos nos desvincular dele. Foi ele que nos trouxe até aqui e ele nos possibilita crescer rápido e manter a segurança na rede.” conta Adalberto Faruk, Gerente de Redes na empresa.

A relação com a Wi2be

Há cerca de 4 anos, com uma rede já bastante estruturada, Adalberto recebeu indicação de um parceiro local para conhecer o Smart HP Turbo, e foi aí que a relação da Rede Visual com a Wi2be começou.

Desde então, a rede passou a fazer a manutenção de seus trechos e expansões utilizando exclusivamente equipamentos Wi2be. 

Desde 2020, a empresa vem sentindo o aumento da demanda por internet impulsionar seu crescimento em mais de 60% no último ano, e também os investimentos na ampliação da rede. Este ano a empresa adquiriu um enlace de Dumont 4+0  para mais um upgrade na rede de transporte, e está muito satisfeita com seu desempenho. Segundo Adalberto, “Dumont foi o enlace mais rápido que já montou”, extremamente fácil de instalar, o trecho está operando na capacidade máxima. 

Planos de expansão

A experiência com Smart e Dumont foi tão positiva que a Rede Visual já planeja a compra de mais enlaces de rádio para a próxima expansão da empresa, que se prepara para implantar seus serviços em uma nova região.

“O atendimento da Wi2be foi sempre muito bom, a equipe de vendas resolve todas as etapas, desde o estudo de viabilidade, ajusta as condições de pagamento, ajuda na entrega.”
Abalberto Faruk, Gerente de Redes da Rede Visual, de Monte Alegre-PA


Fale com um consultor


Solicite um projeto gratuitamente

One Comment

  1. Desejos sucessos a Smart e Dumont, uma excelente empresa.

    Anderson Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.