Teste de Velocidade: Como escolher o velocímetro adequado Deixe um comentário

Ao fazer visitas domiciliares em seus clientes muitas vezes é necessário realizar a medição da velocidade da internet daquele consumidor. Esse é um tópico que pode gerar dúvidas em seu cliente, pois nem sempre a velocidade contratada com uma operadora é entregue. Nesse sentido, o velocímetro pode te auxiliar a atender melhor esse cliente.

Existem diversas opções de medidores de velocidade online, mas como saber qual é o melhor para você? Para te ajudar nisso, vamos elencar alguns aspectos importantes que devem ser levados em consideração na hora de escolher o velocímetro adequado. Vamos lá?

1.  Verifique qual empresa é responsável por velocímetro

Em uma rápida busca pelo termo ‘velocímetro’ na internet é possível encontrar diversos sites que oferecem esse serviço. No entanto, é preciso verificar qual empresa está por trás desse medidor, uma vez que muitos sites podem conter spam ou vírus.

Antes de clicar em algum site, dê uma olhada na URL e não só no nome da página, já que esse nome pode ter sido criado exatamente para atrair pessoas a entrarem em um site malicioso.

Busque por páginas com bom ranqueamento (ou seja, as que aparecem primeiro), pois, geralmente, essas são as tidas como as mais confiáveis pelos mecanismos de buscas. Além disso, verifique se a empresa que oferece o velocímetro é uma empresa reconhecida, de telecom ou de algum outro ramo da telefonia.

É importante ressaltar que para obter uma maior precisão em relação à velocidade do servidor em questão, estes testes requerem a utilização da sua localização. No entanto, nem todos os sites perguntam se você deseja compartilhar esse dado. Caso você não permita, algumas informações do resultado da medição podem ser divergentes, como o nome do servidor e seu local.

2.  Confira quais dados o teste de velocidade oferece

Alguns dados são essenciais na hora de avaliar a velocidade de uma internet. São eles: download, upload e ping.

A velocidade do download é o dado referente à rapidez com que arquivos e páginas são baixadas na internet. Já a velocidade de upload diz respeito aos arquivos que são enviados para a internet.

Essas informações são importantes uma vez que, de acordo com a Anatel, caso a velocidade da internet esteja abaixo de 40% do contratado, o consumidor pode cobrar providências do servidor. Ainda segundo a Anatel, o ideal é que essa velocidade esteja em torno de 80% do pacote contratado.

O ping (ou latência) é a velocidade que uma mensagem demora para ir ao seu destino e voltar. Valores até 30ms indicam uma excelente conexão. Quanto maior o valor, mais lenta é a internet. Esse dado influencia principalmente em serviços como jogos online, streaming e conversas por vídeo chamada.

3.  Opte por um velocímetro com multiplataformas

Ao fazer a pesquisa pelo melhor medidor de velocidade para você usar no trabalho, opte por um velocímetro que seja disponibilizado em diversas plataformas.

Muitos serviços possuem apps, o que facilita essa medição já que nem sempre é possível levar notebooks para as visitas domiciliares, por exemplo.

Caso o velocímetro que você opte não tenha um aplicativo para testes de velocidade, faça um teste usando o navegador do celular e veja se é uma página que oferece boa interface na versão mobile.

4.  Confira se o serviço oferece outras informações úteis

Além dos dados citados no item 2, algumas informações podem ser úteis e aprimorar ainda mais seu atendimento. A primeira delas é a opção de ‘configurações’ que muitos velocímetros oferecem. Com essa ferramenta, você pode escolher o tempo de duração do teste, qual o formato de data e hora que quer visualizar e até selecionar o servidor correto do cliente em questão.

Outra informação que pode ser bastante usada é o histórico. Isso porque, dessa forma, você pode avaliar se existe alguma oscilação na velocidade da internet daquele servidor ao longo de um determinado período.

Alguns velocímetros oferecem, inclusive, a opção de ter esse histórico em PDF. Essa opção é um bom dado especialmente para clientes empresariais, já que o arquivo pode ser incluído em relatórios.

Além disso, medidores de velocidade como o Minha Conexão disponibiliza um ranking das melhores operadoras de internet em todo o Brasil. Esse ranking pode ser filtrado por estado, por exemplo, e é atualizado a cada três meses. Para o consumidor, essa é uma importante ferramenta de avaliação.

Se, por exemplo, ele perceber que sua velocidade está lenta e existem operadoras mais velozes em seu estado, ele pode optar por outro serviço que o atenda melhor.

Ofereça o melhor atendimento para seus clientes!

Leve em consideração os pontos aqui levantados e pesquise os mais diversos velocímetros disponíveis. Assim, com um medidor adequado, você irá oferecer o melhor atendimento para seus clientes. Boa sorte!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.