Topnet cresce 60% em 2020, com DUMONT 4+0 Deixe um comentário

Rafael Leite, proprietário e responsável técnico da Topnet Provedor de Internet, de Goiás, atua desde 2008 como provedor de internet. Com sede em Morrinhos, a empresa hoje atende também as cidades de Goiânia, Aparecida de Goiânia e Bom Jesus.

No último ano, a Topnet teve o maior crescimento de sua história, graças a implantação de um backbone de rádio enlaces Wi2be para iluminar a cidade de Bom Jesus. Somados os equipamentos, o novo backbone tem capacidade de transmissão de quase 3Gbps.

O crescimento da rede

Atendendo a mais de 500 clientes em zonas rurais com rádios de frequência aberta, a experiência com rádio enlaces licenciados começou há menos de 2 anos para a Topnet.
Com o início de uma nova operação na cidade de Bom Jesus, a empresa decidiu levar seu próprio link de internet através de um backbone de rádio enlaces Wi2be, que começou a operar em abril de 2019 e este ano mais que dobrou seu número de assinantes. 

A decisão por rádio enlace em lugar da fibra veio do custo-benefício apresentado pela tecnologia. “Com menor tempo de instalação e menor custo, os rádios venceram a comparação”, conta Rafael.

A escolha da Wi2be veio da indicação de outros provedores. Rafael diz que o reconhecimento do mercado e a facilidade de financiamento foram essenciais para o início da parceria.

Inicialmente, a implantação do transporte para Bom Jesus se deu com rádios Smart HP Turbo, em uma rota de 3 saltos, de 15Km, 45Km e 15Km respectivamente. O crescimento da operação na cidade, também motivado pelas mudanças de hábito na pandemia, foi muito maior que o esperado, e antes de seu primeiro ano de operação a rede já precisou passar por um upgrade.

Rafael conta que a implantação da rede licenciada trouxe também necessidade de novos aprendizados da equipe técnica, foram novos modelos de cabos, estrutura de alimentação e monitoramento da rede que a equipe rapidamente absorveu para a administração eficiente do novo link. Cresceu a rede, cresceram também as habilidades técnicas do time.

O Dumont 4+0

A operação com Smart HP Turbo funcionou com estabilidade e qualidade, então assim que foi lançado o Dumont 4+0 a empresa definiu que essa seria a escolha correta para ampliar a capacidade da rede. 

Hoje o throughput transportado pela rota é dividido na proporção de 30% para Smart HP Turbo e 70% pelos Dumont 4+0. Distribuídos desta forma, os enlaces garantem capacidade de transporte de quase 3Gbps e funcionam como backups um do outro, garantindo pleno funcionamento da rede. 

Resultados

O novo backbone de Smart HP Turbo e Dumont 4+0 colaborou com o crescimento de quase 60% que a Topnet teve em sua rede neste ano. 

Atendendo a 4 cidades, a empresa aponta crescimento constante em sua carteira de assinantes e se prepara para expandir ainda mais com a demanda por internet que não para de crescer.


Fale com um consultor


Solicite seu Estudo de Viabilidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.