Wi-fi grátis para seus pacientes na sala de espera da clínica Deixe um comentário

O principal atendimento em uma clínica de odontologia são os tratamentos voltados para a estética e funcionalidade da boca e dos dentes. Contudo, a recepção dos funcionários e a organização do ambiente também tem impacto na satisfação e tranquilidade do paciente.

Como o ditado popular diz: “a primeira impressão é a que fica”. Nesse sentido, os ambientes de maior contato, como a fachada e a recepção, também são responsáveis por transmitir a missão de uma marca.

Mas, para além desses espaços, qual é o local que o paciente poderá passar grande parte do tempo? A sala de espera. Por esse motivo, contar com ferramentas que permitam um maior conforto e relaxamento nesse ambiente é crucial.

O bom atendimento é primordial desde o primeiro contato e preparar uma boa sala de recepção e espera compõem essa experiência, sendo uma das maneiras de oferecer conforto e comodidade para os clientes, cativando-os desde o primeiro momento.

Nesse contexto, até a disponibilização de ferramentas tecnológicas como o wi-fi pode ser um fator de diferenciação – e até determinante – na percepção de cuidado produzido no cliente.

Por esse motivo, no artigo a seguir você poderá conferir a importância de contar com wi-fi em sua clínica, bem como outros fatores para ficar atento e investir no seu consultório.

Wi-fi

Ao analisar as pessoas enquanto elas esperam na sala do consultório é possível perceber que muitas delas estarão conectadas ao celular, seja para se distrair enquanto aguarda ou para solucionar algumas pendências do cotidiano.

Nesse sentido, disponibilizar internet gratuita é um fator determinante para a satisfação dos pacientes, tornando o momento da espera mais confortável e minimizando a sensação sobre o tempo de espera.

Para se ter uma ideia, de acordo com pesquisas realizadas  por empresas de gestão e marketing na área odontológica, o wi-fi é a preferência dos métodos/opções de distração nos consultórios. Além disso, é um fator de valorização das salas de espera para os pacientes.

Inclusive, uma forma de usar essa tecnologia a seu favor é a possibilidade de conciliar o login com o check-in na página da empresa. Assim, após realizar o acesso por meio das redes sociais, o acesso ao wi-fi será liberado para a pessoa.

Utilizar esse formato de modem é uma maneira de divulgar a fan page e de se apresentar para novas pessoas. O resultado é vantajoso tanto para o cliente, que usufrui da internet enquanto espera, como para a empresa que adquire novos seguidores nas mídias sociais.

Outras vantagens que o serviço pode oferecer consistem em:

  • Cria distração efetiva no tempo de espera;
  • Tranquilização e conforto do paciente;
  • Possibilidade do cliente realizar tarefas diárias;
  • Otimização na atração e fidelização de pacientes;
  • Cria presença virtual;
  • Age como estratégia de valor social (recomendação);
  • Amplia o faturamento da clínica;
  • Oferece segurança e facilidade de acesso;
  • Permite análise de dados para melhora do atendimento e publicidade;
  • Pode ser conciliado a uma pesquisa de satisfação;
  • Facilita contatos por e-mail e/ou sms.

Para conquistar esses benefícios, invista em sinalizações sobre a disponibilidade do wi-fi e fique atento à qualidade da rede, afinal, é importante ter uma internet que supra todas as necessidades da clínica e a demanda das pessoas que estiverem esperando.

Confira a seguir outros espaços e melhorias que podem contribuir para a atração e fidelização de pacientes para uma clínica odontológica.

Espaço kids

É natural que as crianças se irritem mais facilmente ao esperar por muito tempo e fiquem mais agitadas. Tanto para os pais que tentam controlar os pequenos quanto para os outros pacientes, essa é uma situação que pode ser incômoda.

Para isso, contar com um espaço apropriado para os pequenos pode ser crucial para a segurança e tranquilidade deles e dos próprios pais enquanto aguardam ou realizam procedimentos como prótese sobre implante dentario

Isso significa que o espaço kids é uma forma de oferecer conforto para os adultos e de conquistar a criança desde a sala de espera. Contudo, é imprescindível que o ambiente ofereça segurança.

Não é necessário possuir um espaço grande para esse investimento. Com uma pequena mesa infantil, folhas e lápis de colorir, você já consegue criar um pequeno espaço para distrair os pequenos clientes. 

Televisão

Possuir uma televisão é uma das maneiras de entreter os pacientes e está entre as principais mídias de preferência do público.

Escolha por canais que tenham um conteúdo mais diversificado e que agrade o público geral, ou opte por filmes com classificação livre e que possam ser assistidos por todos os públicos. O importante é manter uma programação tranquila e agradável.

Uma segunda opção para a utilização da televisão, é apresentar informativos sobre os tratamentos oferecidos.

Por exemplo, apresentar informações sobre os cuidados necessários nos tratamentos como o implante é uma estratégia benéfica para atração e educação do público, tranquilizando-os sobre o procedimento.

Assim, explicar a diferença de processos de colocação e até apresentar uma base sobre quanto custa um implante dentariopode ser muito vantajoso para o funcionamento da clínica e otimização dos atendimentos.

Livros e revistas

Tenha opções diversificadas de livros e revistas, mas se atente sobre a atualidade dos temas. Para isso, uma sugestão é observar a preferência dos pacientes e trazer opções que atendam esses gostos para que eles possam ler enquanto esperam.

Uma alternativa para manter seu público informado quanto aguarda é disponibilizar revistas sobre tratamentos odontológicos, bem como publicações do setor.

Com isso é possível aliar a distração com informativos sobre as vantagens e cuidados com procedimentos como o aparelho dental transparente, por exemplo, ou ainda casos em que a cirurgia de gengiva e bichectomia são indicadas – o que também contribui para a divulgação dos serviços da clínica.

Ambiente

O preparo da sala de espera é tão importante quanto a sala de atendimento.

Por isso, visando ampliar ainda mais o conforto dos pacientes é importante disponibilizar uma mesinha com água, chás, café e bolachas.

Essa é uma maneira de mostrar para os seus clientes que eles são bem-vindos ali e que podem se sentir à vontade. Mantenha sempre esse ambiente arrumado e reponha copos e xícaras.

Mesmo que de maneira inconsciente, as cores do ambiente também podem influenciar na percepção do local. Cores frias como azul e bege, por exemplo, transmitem calma e serenidade.

Já as cores quentes, como vermelho e laranja, em uma sala de espera fazem com que as pessoas fiquem impacientes. Portanto, invista em tons frios e pastéis para ter um ambiente tranquilo e aconchegante.

Investir em um bom ambiente de recepção, que seja aconchegante e que deixe os pacientes confortáveis enquanto esperam é crucial para o seu atendimento e contribuir com a fidelização dos pacientes.

Com um bom atendimento odontológico, uma secretária que mantenha o contato com o paciente após implantes dentários, por exemplo, e um ambiente organizado e adequado para os serviços oferecidos; pouco a pouco a clínica conquistará cada vez mais clientes e os manterá satisfeitos e confortáveis com os tratamentos e atendimentos.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Vue Odonto, uma rede especializada em atendimento odontológico com enfoque na humanização.

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