ZVC Turbo Net

ZVC Turbo Net: estudos de viabilidade e resultados Deixe um comentário

ZVC Turbo Net: estudos de viabilidade para montar backbone lucrativo.

A ZVC Turbo Net, localizada em Ariquemes – RO, queria iluminar municípios do interior de Rondônia e fez uso de todas as informações previstas nos estudos de viabilidade da Wi2be para montar um backbone lucrativo e inserir digitalmente várias comunidades da região.

A ZVC Turbo Net, localizada em Ariquemes – RO, queria iluminar municípios do interior de Rondônia e inserir digitalmente várias comunidades da região.

Estudos de viabilidade feitos com a Wi2be forneceram informações confiáveis para o planejamento técnico da rota e foram fundamentais para montar um backbone lucrativo em pouco tempo.

ZVC Turbo Net: A demanda

A 200Km da capital do estado, 3 municípios e uma grande extensão de zona rural não recebia  alimentação de dados do backbone das grandes operadoras, que chegava apenas até Ariquemes.
A ZVC decidiu então, montar uma rede de transporte de dados para iluminar essa região desassistida do acesso à internet. Para isso, buscou parceria com a Wi2be para entender a melhor maneira de estruturar essa rede com equipamentos de rádio ponto a ponto.

A solução

Apolo Castanharo, CEO da ZVC Turbo Net, conta que não sabia qual a melhor frequência ou quais as especificações deveria implantar para o melhor funcionamento dessa rota de rádio enlace. Levantou as torres disponíveis na região para interligação das cidades de Ariquemes,  Itapuã do Oeste e Triunfo e a Wi2be providenciou os projetos técnicos preditivos para orientar a viabilidade do investimento.

A implantação só foi possível rapidamente por conta dos estudos de viabilidade técnica que definiram a frequência mais recomendada para o backbone, tamanho e altura das antenas assim como todas as especificações necessárias à confiabilidade da instalação da  estrutura. Conhecendo o nível de sinal alcançado e o throughput possível apresentados pelo estudo, também ficou mais fácil fazer o planejamento comercial da distribuição do link e da venda de assinaturas. 

A rota inicialmente planejada para 2 enlaces 2+0 foi desdobrada para 3 enlaces. Assim, percorrendo 3 saltos para transportar os dados até o destino final em Triunfo. O backbone, feito 100% em enlaces digitais licenciados da Wi2be,  acompanha todo o trajeto da rodovia. Assim, tem ramificações de distribuição da última milha em fibra, rádios licenciados e rádios não licenciados. Ou seja, de acordo com a demanda de cada ponto. A empresa possui hoje 5 enlaces de rádio Smart HP Turbo em funcionamento.

Além de iluminar os municípios e as comunidades adjacentes, a ZVC focou na entrega de links para propriedades rurais em todo o trajeto da rodovia que acompanha sua rede. As propriedades e comunidades rurais já ocupam mais da metade da base de clientes da empresa, recebendo acesso a internet diretamente do fornecedor do backbone. Uma demanda que ou não era atendida anteriormente, ou era mal atendida pelos poucos intermediários que operavam na região.

Resultados


A realidade do provedor na última milha mudou muito no último ano, conta Apolo. Assim, o uso de FTTH vem desenhando a concentração do uso de radiofrequência nos backbones de  transporte. Isto é, praticamente eliminando a entrega de sinal via rádio na casa do consumidor.
E aí os rádios Smart da Wi2be entram com a qualidade e estabilidade de sinal necessários para alimentar toda a distribuição do sinal na ponta. O resultado da implantação do backbone da ZVC Turbo Net mostrou um rendimento de 100% do investimento. Ou seja, dobrando a base de clientes atendidos a cada ano.

Posteriormente, em 2018, quando adquiriram o provedor, eram menos de 200 clientes. Em seguida, no final de 2019, com a implantação da nova rede o número dobrou para 400 clientes e em 2020 já conta com quase 800 assinantes na sua base. E como o ano ainda não chegou na metade, as expectativas são de um crescimento ainda maior. Isso porque, a ZVC hoje está pronta para atender a demanda por mais banda para os usuários e continuar absorvendo clientes que já não eram atendidos pelos intermediadores da região.

Depoimento

“A qualidade dos rádios Wi2be, a maneira fácil de instalar e operar fez deles uma ótima escolha para nosso backbone. Os estudos de viabilidade foram importantes para que a implantação da rede ocorresse sem problemas e funcionando há 2 anos sem necessidade de manutenção. Nosso ping local é zero e no remoto a latência é baixa”

Apolo Castanharo, CEO da ZVC Turbo Net

Acesse o site: https://zvcturbonet.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.